Como implantar coleta seletiva em condomínio

Em se tratando do lixo e da coleta seletiva, hoje se vê de tudo. Existem condomínios que já estão avançados nessa questão. Onde a conscientização é maior, há lixeiras coloridas, com a identificação do tipo de lixo que deve ser jogado em cada uma, avisos informando a todos sobre o sistema de coleta no prédio e outros de caráter educativo, incentivando os moradores a assumirem seu papel na gestão do lixo. Em muitos deles, após definida a forma como ocorrerá a coleta seletiva, esta é incluída no Regimento Interno, dada a relevância que tem para os condôminos.
Mas se esse não é o caso do seu condomínio, não se alarme, você ou qualquer outro morador pode propor ao síndico que implante a coleta seletiva do lixo. As medidas são simples, mas é preciso investir no diálogo e mobilizar os moradores, para que todos compreendam a importância dessa medida, cujos benefícios se estendem a toda a comunidade. 
Ações preliminares – A primeira coisa a ser feita é saber os dias que o caminhão da coleta seletiva e o catador passam na sua rua e combinar o esquema com eles. Se o condomínio tem muitos moradores, é preciso definir um local onde o lixo será acomodado até o dia do recolhimento. Nesse dia, o lixo reciclável é colocado na calçada.
Quando o condomínio é pequeno, pode ser que uma única lixeira, de tamanho doméstico, seja suficiente para acomodar o lixo reciclável. Assim, se o prédio já tem uma lixeira para o lixo orgânico (alimentos), basta instalar uma segunda, um pouco maior, para o reciclável, que é mais volumoso. O ideal é escrever na lixeira a palavra mágica: Reciclável. Alguns condomínios ainda colocam o ícone da reciclagem para facilitar a identificação visual entre um tipo de lixo e outro.

Fonte: Blog do Lixo
Foto: Divulgação


Resumindo:
1.     Leve a proposta ao síndico;
2.     Mobilize os moradores;
3.     Distribua cartazes educativos sobre a importância da coleta seletiva;
4.     Enfatize a necessidade de separar o lixo orgânico (alimento) do reciclável;
5.     Informe-se sobre quais dias o caminhão da coleta e o catador passam na sua rua;
6.     Defina onde o lixo ficará até ser recolhido e como será levado para fora do prédio;
7.     Acerte o esquema com os moradores, com o caminhão da coleta e/ou com o catador;
8.     Se for o caso, providencie a instalação da lixeira do reciclável;
9.     Identifique a lixeira do reciclável;
10.                       Insira as normas da coleta seletiva no Regimento Interno do condomínio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.