O que fazer com sobras de alimentos de Natal e Ano Novo

As festas de Natal e Ano Novo são tradicionais pela quantidade de comida, que nem sempre é totalmente consumida. Muitas vezes, a quantidade de alimentos para esses eventos é superestimada, ocasionando sobras.

Para evitar o desperdício, é preciso saber reaproveitar aquilo que sobrou, por isso, reunimos algumas dicas de o que fazer com as sobras de comida.

Arroz

Uma receita clássica com sobras de arroz é fazer bolinhos. Eles são muito deliciosos e permitem aproveitar praticamente todo o alimento. Mas também é possível guardar o arroz em potes bem fechados e congelar. Mantido assim, ele não perde seu sabor e nem sua qualidade depois de descongelado.

Frutas

Natal é tempo de frutas. Muitas famílias, as utilizam não apenas para alimentação, mas também para ornamentar os pratos. A dica é reaproveitar elas o mais breve possível, já que são alimentos que estragam rapidamente, fazendo uma salada de frutas.

Outra dica é fazer um bolo de frutas tropicais secas, que leva também iogurte natural e amêndoas. Ou ainda misturá-las com chantili, rendendo uma ótima sobremesa. E que tal um sorvete ou picolé caseiro com pedaços de frutas?

Algumas delas podem ser congeladas também, tomando alguns cuidados, como utilizar recipientes bem fechados e não deixar água junto às frutas.

Lentilha

Clássico alimento de Ano Novo, a lentilha pode ser reaproveitada juntamente com o arroz. Ao prato pode ser adicionada linguiça calabresa e ovos batidos. Também, claro, podem ser feitos bolinhos de lentilha. Fica uma delícia.

Panetone ou chocotone

Alimento praticamente exclusivo do Natal, o panetone pode ser reaproveitado para fazer uma rabanada, passando leite e ovos, fritando e depois polvilhando com açúcar e canela. Outras receitas: pudim de panetone, tiramissu de panetone, cheesecake de panetone.

Outra opção viável é congelar panetones ou chocotones em pedaços, para descongelar apenas a parte que será consumida.

Carnes

As sobras de carnes de aves são ótimas para fazer bolinhos com arroz, empadas ou coxinhas, e até mesmo sanduíches frios ou quentes. No caso das carnes vermelhas, as sobras de churrasco servem para serem requentadas ou para deliciosos risotos, incrementados com batatas.

Fazer doações

Caso você não se empolgue ou não tenha muito tempo para fazer receitas com sobras de alimentos, faça doações. Que tal reunir os amigos e amigas e distribuir pratos de comida para quem precisa?

Utilize a criatividade, mas jamais jogue fora comida. Lembre-se que a produção de alimentos causa impactos no meio ambiente, e devemos ter responsabilidade sobre isso. Também cabe ter a consciência de que a falta de comida é um problema candente: aproximadamente 800 milhões de pessoas passam fome no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas.

Falta de alimentos atinge cerca de 800 milhões de pessoas no mundo. Foto: Unicef.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.