Meio ambiente: 5 dicas práticas e eficazes para diminuir a geração de resíduos

Dia a dia, temos a oportunidade de contribuir para a diminuição da geração de resíduos. Por isso, listamos cinco dicas para você pôr em prática e ajudar o meio ambiente. Confira!

dicas resíduos

1 – Compre na quantidade adequada

Comprar na quantidade adequada é uma das ações mais eficazes no combate a geração de resíduos e desperdícios. Quando falamos em comida, então, principalmente. Comprar frutas e outros alimentos que possuem validade curta em grandes quantidades aumenta a chance de serem descartados.

No caso dos bens chamados duráveis, vale a mesma regra. Quantas vezes você já pensou em levar mais um pacote de algum produto só porque estava na promoção? 👀 Não compre aquilo que você possui dúvidas se vai utilizar.

2 – Reutilize sacolas

Mercado, sacolas. Mercado, sacolas. Mercado, mais sacolas. Essa sequência acaba gerando alta quantidade de resíduos. Por mais que as sacolinhas plásticas possam ser reaproveitadas para acondicionar produtos ou até mesmo o lixo, sempre é possível diminuir sua quantidade.

Uma dica certeira nesse caso é reutilizar as mesmas sacolas que você recebeu no mercado na próxima compra. Não tenha vergonha, leve com você as sacolas usadas e utilize-as novamente, mesmo que o supermercado ofereça novas.

Também é possível utilizar as clássicas sacolas retornáveis, feitas de tecido ou outro material mais resistente.

3 – Doe roupas que não servem mais

Doar roupas é um ato que pode ajudar muita gente, não é mesmo? Além disso, contribui para a diminuição da geração de resíduos.

É que, quando você guarda por muito tempo a roupa, pensando na possibilidade de utilizá-la, as chances de ela estragar aumentam. Quando isso acontece, e elas passam a não ter mais utilidade, vão para o lixo.

Mantenha seu guarda-roupa sempre bem atualizado, com as peças que você utiliza periodicamente. Isso vale também para toalhas de banho, rosto, roupas de cama, tapetes e muitos outros.

4 – Evite compras impulsivas 😎

Sim, nem sempre é fácil dominar o ímpeto de adquirir algum produto. Mas, isso é essencial para levarmos uma vida com menos bugigangas, muitas vezes desnecessárias.

Comprar apenas pela impulsividade do momento, além de coisas a mais que vão tomar espaço, pode trazer arrependimentos e até sentimentos de culpa. Sem falar na fatura do cartão, não é?

5 – Reaproveite o que for possível

Dica de ouro: reaproveite, sempre. Jogar fora coisas que ainda podem ter uso é desperdício e fator que contribui imensamente para o aumento da geração de resíduos no mundo. Se cada pessoa deixar de jogar no lixo qualquer produto, quantos deixaremos de largar para o meio ambiente? Pense nisso.

Use os potes de sorvete para guardar feijão, sim. Que tal lavar as sacolinhas do mercado para guardar alimentos na geladeira ou no freezer? Copos de requeijão e extrato de tomate têm a mesma função daqueles de cristal. Roupas velhas podem virar pano de chão. Baldes plásticos ficam lindos quando se tornam vasos para flores.

Viu só? Pequenas atitudes no dia a dia, são extremamente eficazes no combate ao desperdício e à geração de resíduos. É colocar em prática e divulgar a ideia de que reaproveitar, reduzir e reciclar é muito bom! 💪

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *