Monumento Natural Palanquinho

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul recebeu na última segunda-feira, 19, a audiência pública para a instituição da Unidade de Conservação Municipal de Proteção Integral Monumento Natural Palanquinho, localizada no distrito de Criúva. Dos 220 hectares da área, 130 serão destinados à preservação e estudos científicos e 87 à visitação e turismo.

O espaço deverá permitir que as atividades econômicas clássicas (atividades agrossilvopastoris) possam continuar a ser desenvolvidas, agregando o ecoturismo na matriz econômica da região. As Unidades de Proteção Integral têm como objetivo principal preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto da área, ou seja, apenas para estudos e visitação pública controlada.

A área contará com pórtico, sanitários, estacionamento, área para camping, centro de visitantes e anfiteatro para 50 pessoas. Haverá também trilhas em meio ao mato, que poderão ser percorridas pelos visitantes. O espaço será administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Caxias.

Foto: SEMMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.