Qual o meio mais sustentável de secar as mãos: Papel ou Secador?

Lavar as mãos é um habito fundamental na higiene do dia, contudo, na hora de secá-las, qual o método mais sustentável, toalhas de papel ou secador elétrico? Para desvendar a questão a Unicamp realizou um estudo e obteve algumas conclusões. Confira o resultado! 



A pesquisa realizada pela universidade Unicamp levou em consideração três aspectos: higienização, impacto ambiental e usabilidade.

No aspecto higienização a pesquisa analisou estudos anteriores, que ora favoreciam as toalhas de papel e ora os secadores elétricos, por fim o resultado foi indefinido.
Para analisar o impacto ambiental consideraram-se os gastos energéticos de cada forma de secagem, constando que o consumo de toalhas de papel é menor que o dos secadores, desde que o uso médio de toalhas seja inferior a cinco folhas por secagem.
Quanto à usabilidade verificou-se que as pessoas preferem as toalhas de papel, contudo estão dispostas a utilizar o que for melhor ao meio ambiente.
É importante ressaltar que apenas no quesito usabilidade as toalhas de papel receberam destaque, do ponto de vista energético se houver desperdício na quantidade de folhas ao secar as mãos o secador é o mais econômico.
Para ler o estudo na íntegra clique aqui
Fonte: Super Interessante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.