Verão e meio ambiente: como curtir a estação sem prejudicar a natureza

Sol, calor, praia, férias e natureza. Quem não gosta dessa combinação, não é mesmo? Mas, você sabe como curtir a dupla verão e meio ambiente sem prejudicar a natureza? Pois é, justamente nessa estação, ocorrem muitos problemas de descaso com as paisagens naturais.

verão e meio ambiente
Image by Freepik

Lixo na praia, descarte incorreto, uso inconsciente da água, desrespeito a regras ambientais são alguns dos pontos negativos do verão.

Por isso, neste post, reunimos algumas dicas para curtir verão e meio ambiente de forma consciente, ecológica e sem prejudicar a natureza. Confira!

1 – Recolha seu lixo da praia

Por incrível que pareça, ainda há pessoas que deixam lixo na praia. Essa é uma prática extremamente incorreta e que gera prejuízos à natureza, visto que muitos resíduos podem causar graves problemas na fauna marinha e na flora.

Recolha sacolas plásticas, latas de cerveja, embalagens de alimentos, sobras de comida, potes de protetor, entre outros. E não esqueça: bituca de cigarro também é lixo e deve ser recolhida! Muitos a enterram na areia, o que é uma prática que deve ser abolida.

2 – Use água racionalmente

Sim, o calor do verão é uma tentação a banhos mais longos e mais frequentes, contudo, é preciso ficar atento para não gastar muita água. Evite banhos muito demorados.

Image by storyset on Freepik

Outra questão é que, nessa época de temperaturas mais altas, muitas pessoas aproveitam para lavar casas, calçadas, espaços de convivência. Procure utilizar água das chuvas para isso ou, se usar água potável, cuide para não desperdiçar.

Lembre-se que nessa estação, em muitas regiões, as chuvas são escassas e por isso pode haver falta de água. Assim, o uso racional desse bem tão precioso é uma das dicas mais importantes de verão e meio ambiente.

3 – Evite descartáveis

Nessa época, também é comum que as pessoas permaneçam na praia durante longos períodos ou até mesmo acampem em meio à natureza. Sendo assim, é muito importante tomar cuidado com os descartáveis, evitando o uso desses materiais sempre que possível.

Uma refeição ao ar livre pode gerar muito desperdício, então a dica é evitar talheres, canudos, pratos e copos plásticos, bem como diminuir a utilização de guardanapos e palitos de dente.

E não esqueça: se for utilizar qualquer desses utensílios, recolha sempre para fazer o descarte correto e não deixe nada solto na natureza.

4 – Melhore o uso de ar condicionado

O calor intenso do verão também provoca o aumento no uso de aparelhos de ar condicionado. É claro que ninguém precisa desligar o ar e passar calor, mas é possível seguir algumas dicas, para diminuir sua utilização e, consequentemente, o gasto com energia elétrica. Além de ajudar o meio ambiente, é economia para o bolso, confira:

  • – Aproveite a ventilação natural quando houver possibilidade
  • – Mantenha janelas e portas bem vedadas
  • – Utilize o ar em temperatura constante, evitando picos de consumo
  • – Evite a entrada de sol direto no ambiente refrigerado
  • – Revise a manutenção do aparelho de ar condicionado, principalmente filtros e fiação elétrica

5 – Aproveite para usar roupas mais ‘naturais’

Que tal aproveitar o verão e seu calorzinho para desfilar roupas ecologicamente corretas? No mercado, há diversas opções de chapéus feitos de palha, vestidos de linho natural, chinelos de bambu!

Alguns exemplos de tecidos sustentáveis: algodão orgânico, linho, fibra de laranja, poliamida biodegradável, piñatex (fibra de abacaxi), fibra modal, cânhamo, fibra de bananeira, lenpur.