10 dicas de filmes e documentários imperdíveis sobre meio ambiente

filmes sobre meio ambiente

Os filmes e documentários sobre meio ambiente são ótimas opções para compartilhar conhecimento sobre o assunto. Que tal algumas dicas?

História das Coisas (2007)

Nossa lista começa com um documentário clássico. História das coisas aborda as etapas de produção de produtos que afetam a nossa vida. Faz uma linha do tempo dos produtos, desde a extração da matéria, produção, venda, consumo e descarte. Imperdível.

Uma verdade inconveniente (2006)

Um documentário sobre o aquecimento global, que mostra dados, mitos e evidências sobre o tema. O filme também elenca possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática.

Ilha das Flores (1989)

O filme também é um clássico. Um curta-metragem que conta o ciclo de vida de um tomate, desde sua produção até o descarte em um lixão, de forma única. Tem forte crítica social sobre desigualdade.

A era da estupidez (2009)

O filme faz um alerta sobre a responsabilidade de cada indivíduo em impedir uma catástrofe ambiental no planeta. Mostra o quanto a destruição ambiental avançou no mundo.

Chasing Ice (2012)

O filme mostra a expedição do fotógrafo James Balog ao Ártico, que posicionou câmeras em locais perigosos para produzir imagens do derretimento de gelo. O filme aborda temas importantes sobre o aquecimento global.

Home – Nosso Planeta, Nossa Casa (2009)

Dirigido pelo consagrado Yann Arthus-Bertrand é um documentário filmado inteiramente de cima. Ele visa sensibilizar, educar e conscientizar sobre a fragilidade do planeta, mostrando que tudo possui uma interligação.

Alimentos S.A. (2008)

A realidade por trás da indústria de alimentos é o foco desse documentário. Explana como esse mercado busca dificultar que os consumidores saibam mais informações sobre os alimentos industrializados.

O Sal da Terra (2014)

Filme que retrata a trajetória do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, o documentário mostra por meio de imagens sensíveis um pouco da história humana e seu impacto sobre o planeta.

2012 – Time for Change (2010)

O documentário acompanha o jornalista americano Daniel Pinchbeck, que expõe as questões ambientais, discute experiências de construções sustentáveis, alternativas de sustentabilidade. Conta com entrevistas de diversas personalidades.

Trashed – Para onde vai nosso lixo (2012)

O filme aborda não apenas o lixo em si, mas também o destino dos resíduos. A produção é dividida em três partes: avaliação, solução e tomada de decisão. Expõe curiosidades e conteúdo aprofundado em ecologia.

Uma opinião sobre “10 dicas de filmes e documentários imperdíveis sobre meio ambiente

  • 22 de janeiro de 2021 em 04:52
    Permalink

    A obra trata nossas escolhas de alimentacao nao so como fonte de doencas como tambem percursoras de devastacao ambiental, desigualdade na distribuicao de alimentos e mudancas climaticas. Vencedor de um Oscar de melhor documentario, o filme e baseado em apresentacoes sobre mudancas climaticas que o ex-vice-presidente americano Al Gore (Premio Nobel da Paz em 2007) realizou pelo mundo inteiro durante muitos anos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.