Alimentos naturais que ajudam no combate à depressão

Bastante comum na atualidade, a depressão é um transtorno mental que afeta quase 322 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Além de acompanhamento médico ou psicológico, alguns sintomas da doença podem ser amenizados ou combatidos por meio de alimentos naturais. Vamos conhecer alguns deles?

1 – Laranja e maçã

A laranja é rica em vitamina C, por isso, ajuda a prevenir o estresse e a fadiga do corpo, além de melhorar o funcionamento do sistema nervoso. A maçã fornece ácido fólico, e seu consumo está associado a menor prevalência de sintomas depressivos.

2 – Carnes magras e peixes

Esses tipos de alimentos possuem grandes quantidades de triptofano, que ajuda no combate à depressão e melhora o humor, pois estimula a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Carnes magras e peixes reduzem a sensação de dor ou tensão no corpo, além de induzir o sono.

3 – Banana e abacate

alimentos que combatem a depressão

A banana é fonte de vitamina B6, que produz energia e diminui a ansiedade, além de ser rica em carboidrato, potássio e magnésio. O abacate é uma fruta altamente indicada para melhorar o sono, por isso, pode ser consumido à noite e in natura.

4 – Ovos

O ovo é um excelente alimento e recomendado sempre por ser uma boa fonte de vitaminas do complexo B. Além de força e energia, ovos colaboram para a regulação do humor. No entanto, devem ser evitados na versão frita, principalmente para quem tem colesterol alto.

5 – Mel

O segredo do mel é que ele estimula a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Ele pode ser consumido junto com sobremesas, puro ou junto das refeições, em qualquer horário do dia.

6 – Folhas verdes

Alface, brócolis, espinafre, couve e demais hortaliças da família verde são altamente indicados na dieta diária por conterem vitaminas do complexo B, que têm ligação com a menor prevalência de sintomas depressivos. Esse tipo de alimento colabora com o equilíbrio do metabolismo e o controle do humor.

7 – Soja

Por conter magnésio, fundamental para energia das células, a soja é muito indicada para ajudar no combate aos sintomas da depressão, principalmente o cansaço. Esse elemento ajuda a reduzir a fadiga do corpo, além de combater o estresse, por conter propriedades tranquilizantes e relaxantes naturais.

Acompanhamento médico ou psicológico

A alimentação com produtos naturais e saudáveis é uma excelente ferramenta no combate à depressão e seus efeitos físicos. No entanto, eles não substituem o acompanhamento médico ou psicológico que não deve ser ignorado por quem passa pela doença.

Se você estiver com sintomas depressivos, procure orientação profissional adequada, e mantenha em paralelo uma dieta saudável e natural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *