Animais da Amazônia: conheça 5 espécies incríveis

A floresta amazônica é fantástica pela sua diversidade de flora e fauna, a maior biodiversidade do mundo, distribuída em sete milhões de quilômetros quadrados. E quando o assunto são animais da Amazônia, a beleza dessa pluralidade de espécies é ainda mais forte.

animais da amazônia

Por isso, resolvemos contar aqui no blog um pouco dessa maravilha da fauna amazônica. Neste post, reunimos cinco espécies incríveis para conhecermos juntos!

Diversidade dos animais da Amazônia

A maior parte dos animais da Amazônia é constituída por peixes, já que se estima haver uma quantia em torno de 2 milhões vivendo nas águas. No entanto, ainda há cerca de um milhão de outros bichos vivendo na terra e no ar. No entanto, boa parte de todos eles, infelizmente, encontra-se ameaçada de extinção, o que demonstra ainda mais a importância de difundirmos conhecimento sobre o assunto.

Conheça abaixo cinco espécies incríveis de animais da Amazônia!

1 – Harpia

Já ouviu falar neste bichinho? A harpia é uma espécie de águia e é um dos animais da Amazônia mais lindos e imponentes. É uma ave que pode chegar a dois metros de comprimento com as asas abertas e pesar até 50 quilos. Ela possui grandes garras e também é chamada de gavião-real.

harpia animais da amazônia

2 – Onça-pintada

Espécie clássica da floresta amazônica e ameaçada de extinção, a onça-pintada é um dos maiores símbolos do bioma. Esse animal pode chegar a pesar quase 100 quilos, embora alguns já foram flagrados pesando mais de 150 quilos. A espécie varia de 1,12 a 1,85 metros, sem a cauda.

É um dos animais da Amazônia bastante reconhecido pelas suas manchas na pele e os pelos espalhados que forma pintas. Trata-se de um carnívoro ágil, capaz de devorar qualquer pequeno animal que estiver na sua cadeia alimentar.

onça-pintada animais da amazônia

3 – Coró-coró

Menos conhecido, o coró-coró mantém posta na nossa lista de cinco espécies de animais da Amazônia pela sua beleza. Além de ocupar a parte brasileira da região amazônica, vive em áreas do Paraguai e da Argentina. Pode chegar a até 60 centímetros de tamanho. Possui um longo bico e penas esverdeadas.

coró-coró animais da amazônia

4 – Macaco-aranha-de-cara-branca

Que nome, hein?! O macaco-aranha-de-cara-branca é nativo da floresta amazônica brasileira. Ele habita principalmente as regiões próximas aos rios Tapajós, Xingu e Teles. Esse mamífero, bastante ágil e esperto, é chamado de macaco-aranha-de-cara-branca por causa dos seus pelos bem escuros e do seu focinho branco, características marcantes do animal.

macaco-aranha-de-cara-branca

5 – Caititu

Parecido com um javali, o caititu mede até um metro de comprimento e chega a 45 centímetros de altura e 30 quilos de peso. De pelo áspero e negro com algumas nuances em cinza, ele emite um forte cheiro característico por meio de uma glândula localizada no focinho.

O tipo de estômago do caititu permite que ele tenha uma cadeia alimentar variada, desde frutas e verduras até pequenos animais. Se focinho é esticado e ele possui uma pequena cauda, assemelhando-se com um gambá.

caititu

E então, gostou da nossa lista de animais da Amazônia? Comente e compartilhe esse artigo! Numa próxima, traremos outras espécies incríveis desse espaço fantástico e maravilhoso do meio ambiente chamado floresta amazônica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *