Como funciona a lavagem a seco de veículos?

Muito provavelmente, você já deva ter ouvido falar ou até mesmo já fez uso da lavagem a seco de veículos, não é mesmo? Fruto de uma necessidade cada vez mais forte de economizar água, essa técnica vem se popularizando na última década no Brasil.

Mas, você sabe como ela funciona? Quais produtos são utilizados? Qual a quantidade de água é utilizada na lavagem? Vamos responder a essas e outras dúvidas, neste post, acompanhe!

Lavagem a seco de veículos: o que é

A lavagem a seco de veículos, ao contrário dos lava-jatos tradicionais, tem como característica a utilização mínima de água para a limpeza. Em média, ela ECONOMIZA em torno de 300 litros de água por lavagem em carros pequenos, 450 litros em carros de porte médio e 600 litros em carros de grande porte.

Isso é possível porque para a lavagem completa, em média, utiliza-se menos de um litro de água no processo a seco. Uma enorme diferença para as lavagens tradicionais com mangueira ou balde.

A lavagem a seco de veículos ocorre com a utilização de toalhas específicas, geralmente de microfibra, e produtos próprios para limpeza da lataria. Essa combinação evita o atrito do pano com a lataria e, consequentemente, algum possível arranhão.

Como funciona

O produto para limpeza, especial e ecologicamente correto, é espalhado sobre a lataria do carro, depois de ser diluído com um pouco de água. Essa aplicação é realizada com o auxílio de um borrifador, para ser mais uniforme.

Em seguida utiliza-se a flanela especial e limpa para a remoção da sujeira. Nos frisos, rodas e outros espaços com cantos, é possível o uso de pincel, facilitando o acesso e a limpeza.

Depois de limpo o veículo, é feito o polimento, com um pano seco, limpo e bastante macio, finalizando o trabalho de lavagem e deixando o carro brilhando.

O tempo para a lavagem varia entre 40 minutos e uma hora, dependendo do tamanho do veículo. Nada muito diferente de uma lavagem completa feita com água.

Dicas e cuidados

Um dos cuidados mais importantes na lavagem a seco de veículos é a utilização dos produtos corretos e de flanelas macias e extremamente limpas. Qualquer descuido nessas ferramentas pode ocasionar arranhões na lataria.

O produto especial deve ser diluído exatamente da maneira e quantidade indicadas pelo fabricante, a fim de não causar danos à pintura.

Outro ponto é a forma de realizar a remoção da sujeira. Não se deve colocar muita força nos movimentos e realizá-los de forma suave.

Se o carro estiver com muita sujeira, por exemplo, com camadas de terra, uma dica é fazer uma lavagem tradicional com água e depois, nas outras vezes, mantê-lo limpo com a lavagem a seco.

Vantagens da lavagem a seco de veículos

Como já vimos, a lavagem a seco de veículos é uma excelente alternativa para manter o carro limpo sem se preocupar com o gasto excessivo de água, esse bem tão precioso e indispensável a nossa vida. Confira algumas das vantagens dessa técnica:

  • Economia grande de água
  • Rapidez na aplicação da técnica
  • Preservação do meio ambiente e da natureza
  • Proteção à lataria e a pintura do veículo
  • Custo-benefício bastante viável
  • Maior praticidade, evitando uso de água, mangueiras, baldes, lava-jatos e detergentes

Anuncie aqui!

Seja parceiro do projeto Natureza Viva e colabore com as boas notícias do meio ambiente. Entre em contato conosco para saber como ter sua marca divulgada aqui!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.