Como manter a sua imunidade em dia?

A pandemia gerada pelo Coronavírus levantou no mundo inteiro uma busca por informações sobre imunidade. Aqui no Brasil, a preocupação aumenta também pelo fato de estarmos chegando mais próximo do inverno, nas regiões mais ao sul.

imunidade em dia

O sistema para imunidade é formado por células de defesa e reações químicas, e tem como objetivo lutar contra agressores externos e proteger o corpo de infecções. Para mantê-lo em dia, alguns alimentos e hábitos podem ajudar. Confira!

💚 Cardápio para imunidade

Confira a seguir alguns alimentos que você pode incluir no seu dia a dia para garantir melhora para sua imunidade.

Frutas cítricas

Por conterem alto teor de vitamina C, as frutas cítricas são ótimas aliadas antioxidantes das células, deixando-as menos vulneráveis. Dentre essas frutas, podemos citar a laranja, o limão, a acerola, o kiwi etc.

Mas, para ter benefício com essas frutas é importante consumi-las regularmente, ou seja, não adianta comer em demasia em determinados períodos e nada em outros. Por isso, incremente sua alimentação diária com alguma fruta dessa turma, para garantir melhora na sua imunidade.

Mel

Além de muito delicioso, o mel ajuda na prevenção de infecções de vias aéreas superiores. Trata-se de uma excelente fonte de vitaminas, minerais e flavonoides (substâncias antioxidantes).

Saladas verdes

Couve, chicória, espinafre e brócolis são exemplos de vegetais verdes que ajudam a melhorar a imunidade, pois contêm diversos minerais e vitaminas. Dentre eles, podemos citar o potássio, o ácido fólico, o magnésio e a vitamina K.

Além disso, por serem grandes concentradores de fibras, ajudam no funcionamento do intestino e na manutenção da flora intestinal.

Iogurte natural

O iogurte natural, feito de leite e fermento lácteo, é fonte de micro-organismos que contribuem para a manutenção da flora intestinal, o que auxilia o sistema imunológico na luta contra infecções e bactérias. Além disso é fonte de cálcio e vitamina D, que ativam células benéficas no combate a invasores do organismo.

Água

Manter o corpo hidratado é fundamental para seu sistema imunológico estar em dia. Isso porque o organismo humano é formado na sua maioria por água.

A quantidade diária de água para cada pessoa pode variar, de acordo com o seu organismo e seus hábitos, mas é sempre importante não passar sede. A água é essencial para que todas as reações bioquímicas das células ocorram perfeitamente, principalmente quando estamos doentes.

💚 Hábitos no seu dia a dia

Nem só de alimentação é composto o segredo por uma boa imunidade. Também é preciso ficar atento a alguns hábitos e rotinas no dia a dia. Confira!

Durma bem

Dormir poucas horas aumenta a carga de estresse do organismo e isso não é bom para a imunidade. Quando o estresse se estende, ele aumenta os níveis de citocinas, moléculas mediadoras de inflamação, causando problemas nas células de defesa do corpo.

Em geral, as pessoas adultas precisam de sete a oito horas por noite de sono. Porém, esse intervalo pode variar, conforme cada pessoa. Fique atento ou atenta à sua necessidade.

Não fume

O cigarro libera substâncias inflamatórias que exigem demanda do sistema imune, o que pode comprometer seu trabalho na hora de combater vírus ou bactérias. Além disso, o tabaco altera a função mucociliar, que é composto por muco e cílios, responsáveis por filtrar germes e sujeiras na respiração.

Exercício físico na medida certa

O sedentarismo é um grande fator para baixa da imunidade, e os benefícios do exercício físico regular são mundialmente consolidados. É importante manter uma rotina saudável de atividades, de acordo com os limites do seu corpo.

Exercitar-se demais, sem fazer paradas técnicas, também não é bom, pois isso causa fadiga do corpo e deixa ele vulnerável. Faça exercícios dentro dos seus limites e alimente-se corretamente entre os intervalos. Não esqueça de se hidratar também.

Evite alimentação gordurosa em demasia

Procure evitar o consumo exagerado de alimentos muitos ricos em gorduras, sais, açúcares e aditivos químicos. Eles podem afetar o seu organismo e, consequentemente, sua imunidade. Diminua a frequência que se alimenta de fast foods, lanches, batata-frita, salgadinhos.

Mantenha higiene

Parece bobeira, mas nem sempre nos damos conta da importância da higiene. Lavar as mãos frequentemente e tomar banho regularmente são hábitos que contribuem para a própria saúde e das outras pessoas. Também é importante manter seus locais de trabalho, sua casa, automóvel sempre em condições higiênicas adequadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *