Conheça o projeto do Estádio Floresta Internacional em Milão na Itália

Um estádio com vegetação abundante que envolve campo e arquibancada, integrando natureza e paisagem urbana, é o projeto do International Forest Stadium, no distrito de San Siro, em Milão, na Itália. Detalhes do projeto foram divulgados pelo escritório Stefano Boeri Architetti, por ocasião do concurso anunciado em 2019 pelas equipes da Internazionale e do Milan.

O novo estádio está concebido no projeto como integrante do Distrito de Esporte e Lazer, um espaço com mais de 800 hectares, na área de San Siro, que deverá ser completamente transformado. Os planos contemplam também a construção de escritórios, hotel, centro de conferências e áreas comerciais, adjuntos ao complexo esportivo.

Características do International Forest Stadium

Uma das características mais destacadas do estádio é justamente o conceito de floresta, em que árvores e vegetação abundante envolvem o campo e as arquibancadas. O novo palco de futebol terá 5,7 mil metros quadrados de telhados verdes, 7 mil metros quadrados de fachadas verdes com 3,3 mil árvores e 56,3 mil arbustos de 70 espécies diferentes.

A expectativa é que esse verde absorva 162 toneladas de CO2 por ano, auxilie na limpeza do ar, absorva a poeira e ainda reduza a temperatura do local. Outro destaque são as superfícies fotovoltaicas e a gestão de reuso da água e dos resíduos, caracterizando com arena autossuficiente em energia e amigável ao meio ambiente.

Na parte interna do estádio floresta a distribuição é feita de acordo com o fluxo de espectadores, funcionários, atletas e visitantes, com caminhos separados, facilitando a acessibilidade e a orientação. Alguns espaços internos também são projetados para o acesso da comunidade local, como setores comerciais, museu, academia, bares e restaurantes.

Ainda, a pista de corrida, localizada no nível superior, oferece espaço para caminhadas e corridas. A Torre de Luz muda de cor conforme o time que está em campo, visto que o estádio deve servir aos dois clubes milaneses.

Já o parque ao redor do estádio foi projeto como uma homenagem ao atual Estádio Meazza, portanto, inclui um memorial público, com histórias e memórias do espaço. O projeto desloca o túnel Patroclus, para permitir a construção do estádio, no parque de 4,5 hectares, distante da área residencial.

Mais fotos

Fotos: Stefano Boeri Architetti / Divulgação