Dez dicas para economizar energia elétrica em casa

Que tal conferir algumas dicas muito certeiras para economizar energia elétrica em casa?

1 – Evite deixar aparelhos no modo stand by

O modo stand by é quando os aparelhos eletrônicos não estão em funcionamento, mas permanecem ligados na tomada. Por menor que seja o gasto, ele existe. Assim, a orientação é desligar totalmente os aparelhos quando não há necessidade de uso.

2 – Verifique as borrachas da geladeira

Borrachas em má conservação pode permitir a passagem de ar externo, fazendo o aparelho ligar mais vezes para manter a temperatura necessária. Mantê-las em bom estado ajuda na conservação dos alimentos e na redução do consumo de energia.

3 – Pinte as paredes com cores claras

Cores claras refletem mais luz, sendo necessária menor quantidade de iluminação artificial no ambiente. Pintar as paredes internas dos cômodos com cores nessas tonalidades contribui para menor custo em lâmpadas.

4 – Regule a temperatura da geladeira e do chuveiro

Durante o ano, a variação de temperatura das estações pode ser bem significativa. Por isso, é importante que esses dois aparelhos acompanhem o clima da estação. Quando for inverno, o termostato da geladeira não precisa ficar no máximo. No caso do chuveiro, quando for quente, mude a posição da chave para temperaturas mais baixas, pois além de economizar energia elétrica, ajuda a economizar água.

5 – Instale espelhos pela casa

Por refletirem a luz, os espelhos são ótimos aliados na iluminação, fazendo com que não seja preciso instalar lâmpadas muito fortes.

6 – Escolha a lâmpada certa

As lâmpadas de LED são as mais indicadas, pois consomem bem menos energia que as demais e possuem uma eficiência alta, além de não interferirem na temperatura do ambiente. Também procure instalar lâmpadas conforme a necessidade do espaço, ou seja, pequenos cômodos não precisam de lâmpadas muito fortes.

7 – Instale sensores de presença

Os sensores de presença evitam que lâmpadas fiquem ligadas sem necessidade. São ótimos para ambientes de passagem e passeios externos.

8 – Aproveite a iluminação natural

Se for construir ou reformar, pense na possibilidade de colocar mais janelas pela casa ou apartamento. Quando elas já existirem, abra-as e aproveite a claridade da luz natural.

9 – Mantenha lâmpadas e lustres limpos

Outro fator ligado à iluminação. Muitas vezes, lustres e lâmpadas ficam sujos e diminuem a eficiência de luminosidade. Ao invés de instalar uma lâmpada mais forte, limpe a sujeira.

10 – Utilize ar-condicionado com moderação

Os aparelhos de ar-condicionado estão entre os que mais consomem energia elétrica. Além de optar pelos mais modernos, com maior eficiência, e manter os filtros higienizados, utilize com moderação. A dica é programar a temperatura entre 20 e 23 graus, utilizar o modo econômico e evitar o modo turbo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.