Reduzir, reutilizar e reciclar: por que devemos tomar essas atitudes

Muitos de vocês já devem ter ouvido falar sobre os três Rs da Sustentabilidade, não é mesmo? Reduzir, reutilizar e reciclar são ações que visam minimizar os impactos da atividade humana na natureza, evitando desperdícios e de materiais e poupando a exploração do meio ambiente.

reduzir reutilizar reciclar

Esse conjunto de ações faz parte de um processo de mudança de hábitos, que tem como objetivo fazer com que as pessoas repensem seus valores e práticas. Mas, por que devemos tomar essas atitudes? Vamos descobrir.

Por dentro da sustentabilidade

Para entender a importância dos três Rs, é preciso compreender melhor a sustentabilidade, conhecida como a capacidade de conservação de um processo ou sistema em um cenário específico. É o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades.

O conceito é baseado em um tripé integrado:

  • Social: engloba as pessoas e suas condições de vida, como educação, saúde, violência, lazer, dentre outros aspectos.
  • Ambiental: refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, comunidades ou empresas.
  • Econômico: relacionado com a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. A economia deve considerar a questão social e ambiental.

Significado de cada R

Compreendida a importância da sustentabilidade, percebe-se como o grupo de ações de reduzir, reutilizar e reciclar é fundamental para a manutenção sustentável dos nossos modelos de vida. Cada uma delas possui a sua função:

Reduzir

Totalmente voltado à contenção do desperdício. Significa que as pessoas devem pensar em como reduzir seu consumo e, consequentemente, seus resíduos. Algumas ações práticas desse ponto são comprar alimentos e roupas conforme a necessidade, utilizar energia elétrica moderadamente, economizar no uso da água portável, adquirir menor quantidade de bens manufaturados, entre outras.

Reutilizar

Além de reduzir o consumo, é preciso colocar em prática a reutilização de materiais no nosso dia a dia, sem a necessidade de novo processamento. Em todos os momentos, é possível pensar em alternativas de aproveitamento de produtos. O reaproveitamento de recipientes é um dos grandes exemplos dessa prática, assim como a doação de roupas, que possam ser utilizadas por outras pessoas.

Reciclar

A reciclagem é a capacidade de transformar objetos já utilizados em outros, com novas funções, como por exemplo: papéis, vidros, plásticos, latas, pneus etc. Para que o reciclar seja colocado em prática, há um fator muito importante que deve ser levado em conta, a separação dos resíduos. Quanto melhor for a coleta seletiva, melhor será a reciclagem.

Repensar e recusar: os complementares

Além de reduzir, reutilizar e reciclar, outros dois Rs fazem parte do conjunto de ações que convergem para a conservação do meio ambiente e para a sustentabilidade.

Repensar

A proposta é que os consumidores pensem antes de efetuar compras, evitando a aquisição por impulso ou sem real necessidade. É analisar se aquele produto trará vantagens de fato para a sua vida.

Recusar

A ideia é ser consciente e ter personalidade para recusar materiais dispensáveis ou que são prejudiciais ao meio ambiente e à natureza. Isso também se estende, além de bens, a marcas ou empresas que não tenham compromisso e responsabilidade ambiental.

Então, gostou de aprender mais sobre os Rs da sustentabilidade? Então compartilhe este post com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.