Dicas práticas de como cuidar de plantas e flores no outono

Com a chegada do outono e a mudança de clima, a preocupação em como tratar plantas e flores corretamente aumenta. Todos sabem que uma receita infalível para os vegetais é a soma de boa luminosidade, hidratação correta e temperaturas não extremas, não é mesmo?

Mas nesta nova edição, caracterizada pela diminuição da luz solar, aumento excessivo de umidade no ar e decréscimo de temperatura, como cuidar de plantas e flores corretamente?

cuidar de plantas e flores no outono

Com o intuito de auxiliar nessa tarefa, selecionamos algumas dicas que pode ajudar a manter preservadas plantas e flores no outono. Confira.

1 – Retire as folhas secas

O outono é bastante caracterizado pela secagem das folhas. Trata-se de uma estratégia das plantas para se protegerem do frio, economizando o máximo de energia.

Depois de secas, as folhas tendem a cair sozinhas. Mas uma forma de auxiliar é retirar as folhas secas, acelerando o processo de direcionamento de energia apenas para o restante da planta.

Aliás, as plantas que perdem folhas são chamadas de decíduas ou caducifólias. Muitas passam a ter a coloração avermelhada, por conta da diminuição do processo de fotossíntese e, portanto, da quantidade de clorofila.

Algumas plantas que costumam perder folhas no outono são o ipê, pessegueiro, macieira, cerejeira, plátano, flamboyant, magnólia, entre outras.

2 – Faça podas corretamente

No outono, também em virtude da preparação para o inverno e o armazenamento de energia, é indicado realizar a poda das plantas e das flores. São podas comuns, onde se retiram folhas e galhos comprometidos ou secos, facilitando a absorção dos raios solares e da luminosidade.

A poda, corretamente feita, ajuda a tornar a plantas mais saudáveis e resistentes, fortalecendo sua perenidade.

3 – Diminua a frequência de regas

Água em excesso pode matar as plantas, apodrecendo suas raízes. Por isso, uma das dicas para cuidar de plantas e flores no outono é diminuir a frequência de regas, principalmente naquelas que estão acomodadas em vasos.

Avalie a necessidade da rega, de acordo com o comportamento do clima e evite dar água às plantas na parte da noite, quando a temperatura está mais baixa e a umidade aumenta. Outro detalhe importante: atenção maior aos cactos, que normalmente já necessitam de poucas quantidades de água.

4 – Reduza a adubação

O outono é o início da fase de hibernação das plantas, por isso a vegetação fica em dormência e pouco ativa para a adubação, dando respostas mínimas. Desse modo, evite adubar plantas e flores nesse período, fazendo isso mais ao final do inverno.

A indicação é adubar a terra com fertilizantes orgânicos, como húmus de minhoca, que diminui as chances de apodrecimento da raiz e ainda garante nutrientes.

Quando a primavera chegar, a estação onde a vegetação sai da dormência, então as plantas e flores terão a adubação para crescer e se sustentar de forma bastante saudável.

5 – Procure locais mais iluminados

Deixar plantas e flores em locais com a maior iluminação possível no outono é uma das formas mais eficazes de garantir que elas sobrevivam e atravessem a estação de maneira saudável. Como no outono, diminui-se a exposição dos raios solares, o ideal e modificar a localização das plantinhas para garantir que recebem luz a maior parte do dia.

A iluminação é essencial para o processo de fotossínteses e produção de clorofila, indispensáveis para a vida da vegetação.

Além disso, posicionar plantas e flores em ambientes com recebimento de luz solar evita o aparecimento de fungos e pragas, que podem prejudicar as belezinhas naturais.

Frutas e hortaliças indicadas para cada região no outono

Umas das sabedorias é cultivar frutas e hortaliças mais adequadas ao outono, de acordo com a região do país. Confira abaixo.

  • Sudeste: cebola, rúcula, rabanete, beterraba, nabo, manjericão e brócolis
  • Sul: agrião, couve, alface, beterraba, rúcula e espinafre
  • Nordeste: berinjela, beterraba, melancia, abóbora, moranga, feijão e alface
  • Norte: tomate, maracujá, mamão, cenoura, cebola e abobrinha
  • Centro-oeste: moranga, melão, pimentão, couve-flor, abóbora, alface e berinjela