Fonte de energia para o corpo: dicas de alimentos

mel fonte de energia

Cuidar do nosso corpo e manter uma vida saudável também fazem parte das ações em prol do meio ambiente. Nosso dia a dia, cada vez mais agitado, exige uma alimentação balanceada e com nutrientes que sejam fonte de energia.

Pensando nisso, nossa equipe reuniu uma lista de sete alimentos muito eficazes nesse papel de fornecer energia e vitalidade. Vamos ver quais são?

Mel

O mel é um dos alimentos mais nobres existentes no planeta. Constituído de glicose e frutose, ajuda a aumentar a disposição e combater o cansaço. Também é uma rica fonte de vitamina C, com ação antioxidante, e de vitamina B, auxiliando na desintoxicação do organismo. O mel possui minerais como cálcio, magnésio, potássio e fósforo.

Banana

Quem nunca ouviu falar que a banana é um ótimo remédio para cãibras? Isso acontece porque ela é rica em potássio, que combate sintomas relacionados ao cansaço como a cãibra, a fraqueza muscular, apatia mental, o estresse. Também contém triptofano, um aminoácido que ajuda na serotonina, responsável por regular o sono e o humor, além de prevenir distúrbios emocionais.

Água de coco

Santo remédio para o funcionamento regular do organismo, a água de coco é fonte de vitaminas e minerais que repõem a energia. Além de atuar na melhora da disposição, trata-se de uma bebida muito eficaz na hidratação do corpo.

Açaí

Você sabia que o açaí é fonte de gorduras insaturadas, capazes de auxiliar no controle da pressão arterial e do colesterol? Isso mesmo. Além de atuar dessa maneira, a fruta é rica em carboidratos, uma ótima fonte de energia, e também em vitaminas C, B1 e B2.

Nozes e suas amigas

As nozes e suas amigas do grupo das oleaginosas, como castanha e amêndoa, possuem magnésio, selênio e cobre, que ajudam a diminuir o estresse e melhoram a memória. Outro fator importante é que são fontes de proteína vegetal e gorduras insaturadas, capazes de colaborar para a redução da pressão arterial, dos triglicérides e do colesterol.

Iogurte

Os iogurtes ajudam a fortalecer o sistema imunológico e aumentam os níveis de energia do corpo, por possuírem probióticos. Outra contribuição do iogurte é a desaceleração do processo digestivo, principalmente quando combinado com cereais.

Ovo

Grande detentor de ferro e proteínas, o ovo é capaz de fornecer boa parcela de energia para o corpo. Ele também possui colina, uma vitamina B que contribui nas funções cerebrais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.