Garrafas PET: veja cinco maneiras inteligentes de aproveitá-las

As garrafas PET podem demorar até 400 anos para se decompor no meio ambiente. Por isso, se descartadas incorretamente, tornam-se grandes vilãs da natureza. Além de contaminarem o solo, ocupam grande espaço nos lixões e tem grande capacidade para entupir bueiros, causando transtornos.

O termo PET é uma abreviatura do composto químico que compõe as garrafas: o politereftalato de etileno. A sua utilização em larga escala na produção de garrafas se deve principalmente ao baixo custo de produção e a facilidade de manuseio.

Embora sejam produtos totalmente recicláveis, boa parte das garrafas PET, mesmo que descartada corretamente, não toma esse destino. Além de diminuir seu consumo, uma dica é reaproveitá-las. Vamos ver como?

1 – Decoração de ambientes

As garrafas PET servem como ótimas opções para decorar ambientes, sejam eles internos ou externos. Por exemplo, porque não criar um abajur? Ou então um candelabro?  E lustres?

Querendo exercer mais a criatividade, é possível fazer flores de garrafa PET, ou até mesmo cortinas. E são ótimas para enfeites de Natal e Páscoa.

2 – No jardim ou na horta

Uma utilização clássica e muito fácil das garrafas de plástico é fazer delas uma floreira. É possível começar com algumas, e depois ir acrescentando outras. E há muitas maneiras e formas de construir uma floreira.

Além disso, quem tem uma pequena horta em casa, pode utilizar as garrafas PET como recipientes ou divisórias.

3 – Recipientes de casa ou escritório

Devidamente decoradas, ou nem tanto, as garrafas PET podem servir como porta-objetos como clipes, chaves, canetas e lápis, etc. Ou ainda, um cofrinho para moedas.

4 – Potes de cozinha

Por possuírem um sistema eficiente de vedação, as garrafas PET são ótimas para acondicionar alimentos não perecíveis (ou perecíveis nos caso de mantê-los sob refrigeração). É possível utilizá-las para guardar arroz, feijão, pipoca.

São ótimas também como recipiente para descartar o óleo de cozinha, que jamais deve ser jogado no ralo da pia.

5 – Até onde for a criatividade

Garrafas PET também podem virar vassouras ou bebedouros para passarinhos e animais de estimação. Podem se transformar em bonecas ou outros brinquedos bacanas. Uma junção delas pode resultar em belos puffs. Enfim, além de ajudar o planeta, reutilizar garrafas de plástico é um bom exercício de criatividade!

Precisando de inspiração? Dê uma conferida no Pinterest, foi de lá que tiramos essas imagens!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *