Galinhas para ensinar sobre terra e natureza a crianças

As crianças da creche Lausimar Maria Laus, do bairro Rio Vermelho, em Florianópolis, estão aprendendo mais sobre a natureza com a ajuda de galinhas. A ideia surgiu do professor de Educação Física, Nado Gonçalves.

Tratar as galinhas e recolher os ovos são algumas das tarefas que a criançada aprende. Os animais contribuem alimentando-se dos resíduos orgânicos depositados na horta da escolinha.

Por dia, a creche produz cerca de 40 quilos de material orgânico: restos de comida, casas de frutas e legumes. Colocados no galinheiro, esses resíduos são ingeridos pelas galinhas, que depois depositam o esterco, altamente nutritivo. Depois, o material vai para um espaço na horta, onde aguarda por alguns meses para ser utilizado na plantação.

O galinheiro começou com duas galinhas doadas e atualmente já conta com cinco galinhas, um galo e dois pintinhos.

A proposta do galinheiro vai muito além da questão ambiental e da reciclagem de resíduo orgânico para a horta. A ideia é que as crianças aprendam de onde vêm os alimentos e tenham maior contato com a natureza.

Que bacana, não é mesmo? A reportagem completa, produzida por Dayane Bazzo, pode ser acessada no site do Diário Catarinense. A foto que ilustra o post é de Cristiano Estrela.

Horta orgânica em casa

E que tal montar uma horta orgânica para temperos em casa? Confira algumas dicas de como fazer isso:

  • Escolha um espaço que tenha ótima ventilação e que também apanhe sol.
  • Utilize vasos ou jardineiras. Neles, coloque pedrinhas e depois acomode a terra, pois isso ajuda na hora de regar. Faça pequenos buracos na terra para colocar as sementes ou as mudas.
  • Cubra com mais terra ou adubo orgânico. Pode ser sobra de café, casca de ovo, pequenas cascas de frutas, etc. Por cima, coloque folhas secas para proteger o solo de sol ou chuva.
  • Não regue muito e nem pouco. Verifique sempre a umidade da terra antes de colocar mais água.
  • Ao menor sinal de fungos nas plantinhas, retire-as, para que não se alastrem pela horta.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *