A importância da chuva para o meio ambiente

Não apenas os sapos deveriam demonstrar alegria quando chove. A importância da chuva é evidente, pois ela é fundamental para a vida no planeta e traz benefícios diretos a todos os seres vivos e ao meio ambiente, por ser fonte de água.

importância da chuva

Algumas vezes, porque é final de semana ou porque nos programamos para ir à praia (entre outros motivos), torcemos para que não chova, não é mesmo? No entanto, é sempre bom lembrar que, principalmente no verão ou nos dias de estiagem, qualquer chuvinha é bem-vinda.

Chuva é fonte de água

O principal motivo pelo qual a chuva é importante está no fato de ela ser fonte de água, líquido precioso e indispensável à vida. Os estudos geoambientais divergem um pouco sobre a quantidade de água doce disponível para o consumo no planeta, mas é consenso que esse índice é baixo. Estima-se que aproximadamente apenas 0,3% de todo o recurso hídrico do plante esteja a fácil acesso, em rios e lagos.

Quando se pensa na necessidade da água, é importante lembrar que ela não serve apenas para beber, tomar banho ou regar as plantas. A água é produto indispensável para a agricultura, a indústria e a agropecuária. Por isso, nossa alimentação é dependente direta da água.

importancia da chuva 2

Na agricultura, por exemplo, são raríssimos os cultivos que não exigem quantidades razoáveis de água boa. A falta dela pode ocasionar graves problemas na cadeia alimentar e desequilibrar seriamente os ecossistemas. Quando for ao mercado ou à feira para comprar alimentos, lembre-se disso.

Importância da chuva: escassez de água atinge boa parte do planeta

Ao falarmos da importância da chuva, precisamos enfatizar a situação hídrica no mundo. De acordo com uma reportagem do Jornal da Globo de 2015, a escassez de água afeta 40% da população da Terra. Todos os continentes registram casos.

Os maiores problemas relacionados à falta de água estão em países do Oriente Médio e na África, que já causam graves conflitos. Dentre os mais conhecidos são a disputa pelo Rio Jordão, entre Israel, Palestina e Jordânia, o Rio Nilo, entre Egito e Sudão, e os aquíferos do Saara Central, entre Líbia e Chade.

Contudo, a seca também afeta regiões como o Nordeste do Brasil, o leste dos Estados Unidos e o ocidente da Ásia. Outro continente com graves problemas de água é a Europa. De acordo com dados da União Europeia, ao longo das últimas três décadas a parcela da população afetada subiu para 13%.

Importância da chuva: como ela se forma?

A água está sempre em movimento pelo planeta. Normalmente, aprendemos como ocorre a formação das chuvas durante o Ensino Fundamental, mas sempre vale relembrar.

  1. A água que está na superfície do planeta é aquecida pelo Sol, evapora e vai ao ar.
  2. Na atmosfera, ao se misturar com o ar frio, o vapor da água se condensa e forma pequenas gotas ou cristais, que juntos dão origem às nuvens.
  3. À medida que esse processo vai ocorrendo, as nuvens vão crescendo e ficando mais carregadas, até que ocorre a precipitação: as gotas caem de volta à superfície.

Quando chove, a água rega as plantações e, ao penetrar no solo, vai escorrendo até as nascentes e os rios e lagos, onde pode ser utilizada para diversos fins. Outro benefício da chuva é que ela promove uma limpeza no ar, fazendo assentar a poeira e outras impurezas.

importância da chuva 3

Por isso tudo que vimos, é importante saudarmos a chuva e entender a sua importância para nossas vidas. Compartilhe essa mensagem com seus amigos, filhos e demais familiares, o meio ambiente e a natureza agradecem.


Anuncie aqui!

Seja parceiro do projeto Natureza Viva e colabore com as boas notícias do meio ambiente. Entre em contato conosco para saber como ter sua marca divulgada aqui!

    6 opiniões sobre “A importância da chuva para o meio ambiente

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.