Como fazer sabão caseiro utilizando óleo de cozinha usado

sabão caseiro

Já é bastante difundida a informação de que não se deve descartar o óleo usado na pia da cozinha ou na descarga do banheiro. Ele deve ser separado em garrafas para o descarte correto. Contudo, uma das opções é reutilizar esse material para fazer sabão caseiro, que tal?

O sabão caseiro em barra ou líquido é muito eficiente e não é difícil de produzi-lo, já que os ingredientes são acessíveis e a forma de preparo é muito simples. Além de economizar, você ainda ajuda o meio ambiente, reaproveitando o óleo de cozinha velho, que é bastante nocivo se descartado incorretamente.

Sabão caseiro em barra

Em barra, o sabão caseiro é ótimo para ser utilizado na lavagem de panos encardidos, toalhas e outros tecidos sujos. Para produzi-lo, você vai precisar os seguintes ingredientes:

  • 4 litros de óleo de cozinha coado
  • 1 quilo de soda cáustica
  • 2 litros de água quente
  • 1 litro de álcool
  • gotas de essência ou ervas aromáticas (opcional)

Para preparar, utilize sempre óculos, luva e máscara. Coloque em um balde a soda cáustica e vá adicionando devagar a água quente, mexendo com uma colher de pau. Acrescente o óleo de cozinha e continue mexendo até que tome corpo. Esse procedimento leva em média 20 minutos e não pode parar de mexer.

Depois, adicione bem lentamente o álcool (pode adicionar também a essência ou ervas aromáticas), sem parar de mexer, até que o produto tenha consistência de pasta. Feito isso, despeje em uma caixa de madeira ou plástico forrada com um pano. Deixe secar por um dia, corte em pedaços para utilizar.

sabão caseiro bolhas

Sabão caseiro líquido

Em líquido, o sabão caseiro é ótimo para ser utilizado em limpeza geral de pisos, banheiros, etc. Veja como preparar:

  • 1 litro de óleo de cozinha coado
  • 1 litro de álcool
  • 1 litro de água quente
  • 9 litros de água em temperatura ambiente
  • 250 gramas de soda cáustica em flocos
  • gotas de essência ou ervas aromáticas (opcional)

Lembre-se: utilize óculos, luva e máscara. Misture em um balde bem grande o álcool e a soda com cuidado, mexendo bem. Em seguida, adicione o óleo de cozinha, sempre mexendo. Deixe descansar por 30 minutos e depois acrescente 1 litro de água quente, mexendo até ficar homogêneo. Misture, então, os 9 litros de água em temperatura ambiente, a essência, e guarde em garrafas pet.

Importante: ambos os sabões (em barra e líquido) devem ser utilizados apenas para lavagem das roupas ou limpeza geral. Não devem ser utilizados para higiene pessoal, lavagem da pele ou dos animais de estimação.

Uma opinião sobre “Como fazer sabão caseiro utilizando óleo de cozinha usado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.