Natal e Ano Novo mais ecológicos: confira algumas dicas práticas

As festas de Natal e Ano Novo são tradicionais pontos de aumento de consumo, principalmente pela grande troca de presentes, produção para enfeites e comemorações como as ceias. Mas, é possível ter Natal e Ano Novo mais ecológicos?

Neste post, reunimos algumas dicas práticas para tornar as festividades mais amigáveis ao meio ambiente e mais sustentáveis. Confira!

Presentes sustentáveis ou artesanais

Ao invés de comprar presentes fabricados com materiais tradicionais, que tal apostar em mimos sustentáveis ou artesanais? Sim, talvez isso dê mais trabalho, porém, será uma excelente forma de ajudar o meio ambiente, além de demonstrar a dedicação e o carinho para quem será presentado.

No caso de produtos manufaturados, procure algo que tenham o selo de produção sustentável, como por exemplo, utilize materiais recicláveis ou pouca água na sua produção, gere pouco resíduo, entre outros.

Outra opção bacana é comprar peças de artesanato feitas na sua própria cidade, muitas vezes vendidas na feira ou na rua mesmo. Muitos desses artistas utilizam pouco material para produzir os produtos, sendo uma alternativa bastante sustentável.

Você também pode se aventurar e praticar trabalhos manuais, produzindo o próprio presente e ainda customizando e personalizando para quem receber. Topa?

Reaproveitamento de embalagens

Não jogue fora os embrulhos dos presentes, eles podem servir para outros fins e serem reaproveitados. Muitas vezes, um papel de presente extremamente elaborado e de alta qualidade é apenas utilizado uma vez e descartado. Guarde e reaproveite-os.

Isso também serve para as sacolas de presentes. Muitas delas possuem uma qualidade tão boa que não merecem ser utilizadas apenas uma vez e depois descartadas. Por exemplo, sacolas de presentes podem servir como sacolas de supermercado, contribuindo para a diminuição da distribuição de embalagens plásticas. Caixinhas de papelão podem servir para guardar outros pertences.

Produtos recicláveis

Outro ponto de atenção para deixar o Natal e o Ano Novo mais ecológicos é optar por produtos recicláveis, onde for possível. Procure dar presentes que tenham uma vida útil mais longa e que sejam capazes de serem reciclados no futuro.

Vale também para as embalagens, conforme falamos no item anterior. Opte por sacolas, caixas e embrulhos que possam ser reciclados ou reaproveitados de outras formas, evite a duplicidade de embalagens, por exemplo, caixas dentro de sacolas e dentro de embalagens plásticas.

Diminuição de resíduos das ceias

A ceia também pode ser mais sustentável, sem perder qualidade e o seu espírito de reunir a família. Uma dica é evitar o uso de pratos, copos e canudos descartáveis. A utilização de pratos de vidro ou porcelana podem dar mais trabalho na hora da limpeza, mas são muito mais amigos do meio ambiente.

E lembre-se também do desperdício. Para que isso aconteça, é importante colocar em prática o pensamento de redução, ou seja, produzir apenas o que será de fato consumido, a fim de evitar sobras exageradas. Muitas vezes, a ceia é tão grande e cheia de opções que nem é possível experimentar todas as guloseimas.

No caso de sobras, aproveite-as. Não tenha medo ou vergonha de requentar ou reaproveitar alimentos da ceia no dia seguinte.

Além de evitar o desperdício de comida pela questão ambiental, há o apelo social. No mundo, cerca de 800 milhões de pessoas passam fome, jamais desperdice alimento.

Aproveite o Natal e o Ano Novo

Então, gostou das nossas dicas de como ter Natal e Ano Novo mais ecológicos? Experimente colocar em prática alguma delas, já estará contribuindo de forma ativa para o bem da natureza e, claro, da sociedade.

Por fim, um Feliz Natal e um Ótimo Ano Novo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.