Técnicas de relaxamento: como sair da tensão e do estresse para uma vida saudável

Estar bem e viver saudavelmente nos ajuda a ficarmos mais conectados ao meio ambiente e entendermos a necessidade da sua preservação. Por isso, nosso blog também trata de temas que ajudem as pessoas na busca por uma vida mais saudável. Desse modo, no texto de hoje, reunimos algumas sugestões de técnicas de relaxamento para o corpo e a mente. São ideias e indicações práticas, que podem ser de grande apoio para o combate à tensão e ao estresse.

Importância do relaxamento para o organismo

Cada vez mais, aumentam os casos de problemas de saúde relacionados a cansaço, estresse, ansiedade, depressão e outros distúrbios similares. Isso porque, a cada dia, parece que a rotina está mais acelerada.

A consequência desse estilo de vida pode nos levar a problemas graves, além das doenças e transtornos mentais e emocionais. O fato de viver muito tensamente (e não intensamente), não respeitando o organismo, pode causar doenças e quadros de infartos, acidentes vasculares, problemas de pele, cânceres, patologias do estômago, entre outros.

Uma das maneiras de diminuir a tensão e os efeitos da rotina estressante é colocar em prática técnicas de relaxamento, que acalmam o corpo e a mente. São formas naturais de viver mais em conexão com o meio ambiente, mais naturalmente.

Técnicas de relaxamento:

Vamos então conhecer algumas ideias e técnicas de relaxamento? A seguir, vamos listar algumas opções, mas vale lembrar que elas não estão em ordem de importância. Você pode escolher as que mais se adapta ou ir testando, pois o que funciona para algumas pessoas pode não funcionar para outras. Confira:

Meditação

A meditação é uma prática milenar e está presente em diversas culturas mundiais como recurso de relaxamento e promoção de bem-estar. Por ser uma área vasta, ela pode ser pratica sob a regência de diversas técnicas.

Para quem nunca meditou, o início é o mais difícil. Assim, o mais indicado é começar com poucos minutos diários e ir aumentado gradativamente, percebendo os avanços e mantendo o hábito. O silêncio é o grande trunfo, mas uma música baixa e relaxante também pode ajudar.

Respiração diafragmática

A respiração diafragmática é uma técnica de relaxamento que consiste em inspirações e expirações de ar com movimentação abdominal do diafragma. Ou seja, inspire o ar pelo nariz e expire pela boca, esvaziando totalmente os pulmões e repetindo o processo por 5 a 10 ciclos.

Nesse caso, perceba que quem deve se movimentar é seu abdômen e não o peito. Sinta seus pulmões esvaziando e enchendo.

Contato com a natureza

Nossa linda e bela natureza também tem propriedades terapêuticas e é capaz de ajudar a relaxar. Tenha contato com o meio ambiente, com pequenos hábitos:

  • Faça uma caminhada no parque
  • Pise descalço na grama ou na terra
  • Tome um pouco de sol
  • Saia para visitar espaços ao ar livre
  • Ouça o som dos passarinhos

Atividade física

Uma das técnicas de relaxamento bastante eficaz é a prática de atividade física. O exercício produz endorfina, um hormônio que é responsável pela nossa sensação de prazer, ajudando a relaxar o corpo e a mente.

Massagens

A massagem é uma das técnicas de relaxamento mais indicadas para aliviar a tensão do dia a dia. Ela ajuda a distensionar os músculos e estimular a circulação sanguínea, acalmando e relaxando o organismo.

Uma dica é praticar massagens com óleos de alfazema, camomila ou eucalipto.

Menos tempo de tela

Ficar muito tempo conectado a smartphones, notebooks e smartvs acaba causando efeito de maior ansiedade. Precisando relaxar, procure sair um pouco desses aparelhos, se desconectando de redes sociais, notícias e outros espaços de grande volume de informação.

Músicas que acalmam

Para muitas pessoas, ouvir músicas que acalmam tem efeito certeiro na tarefa de relaxar o corpo e a mente, diminuindo efeitos de estresse e ansiedade. Procure por playlists em serviços de streaming como Spotify e Deezer, ou também no Youtube.

Trabalhos manuais

Trabalhinhos manuais como pintura, crochê e cerâmica são ótimos para relaxar. Até mesmo limpar a casa ou apartamento, cuidar do jardim, varrer a calçada ajudam o corpo a se manter em atividade, mas sem exigir grandes esforços.

Visualização de imagens

Outra técnica um pouco mais subjetiva para relaxamento é a visualização de imagens. Consiste em concentra-se na visualização mental de imagens que causam sensação de bem-estar.

Isso varia muito de pessoa para pessoa. Por exemplo, pode ser a imaginação de um passeio em um lindo e amplo jardim perfumado e silencioso ou do apagar de um problema pintado em uma tela. O segredo é trabalhar a imaginação e usá-la a favor.

Relaxamento muscular progressivo

O relaxamento muscular progressivo consiste em breves exercícios de tensão, seguidos por longos exercícios de relaxamento, causando efeitos de contração e soltura dos músculos. O método é dividido em três fases:

  • 1ª fase: contrair e relaxar todos os músculos do corpo
  • 2ª fase: repassar mentalmente cada uma dessas partes
  • 3ª fase: exercitar a afloração dos pensamentos relaxantes

Ioga

A ioga é uma prática bastante conhecida na busca por relaxar o corpo e a mente, até por se tratar de uma técnica milenar. Ela promove o relaxamento e ainda a melhora do condicionamento físico, consciência corporal, entre outros.

Além disso, assim como a meditação, é fácil de ser praticada.

Leitura

Por fim: a leitura. Essa é uma grande técnica de relaxamento, embora estimule a imaginação do cérebro. É que, ao exigir que o leitor imagine as cenas, aumenta a concentração do indivíduo, o que causa uma sensação de pertencimento e bem-estar.

Experimente juntar a leitura com o som da natureza, por exemplo. Perfeito para quem busca diminuir o ritmo, relaxar e viver melhor.

Então, curtiu as dicas e sugestões de técnicas de relaxamento? Você pratica alguma? Esperamos que tenha gostado, compartilhe com amigos, familiares e colegas de trabalho este conteúdo!


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