Praia: conheça 5 benefícios da água do mar para a saúde

água do mar | foto: Marco Rogério Zeminhani

Ainda no século 18, se tem registros de que médicos prescreviam viagens à praia e banhos de água do mar como auxílio no tratamento de doenças. Mais recentemente, diversos estudos também confirmaram efeitos positivos desse ambiente natural.

A paisagem à beira-mar pode ajudar a reduzir o estresse e contribuir para efeitos positivos e avanços no combate a diversas patologias. A água do mar, mais especificamente, é capaz de trazer diversos benefícios ao organismo.

Rica em cálcio, magnésio, sódio, zinco e cobre é analgésica, anti-infecciosa e revitalizante. Vamos conhecer cinco benefícios da água do mar?

1 – Neutraliza cargas negativas

Os sais presentes na água do mar são capazes de ajudar a normalizar as reações bioquímicas do corpo, contribuindo para a energização do organismo e neutralizando cargas negativas. É por isso que muitos falam que mergulhar na praia ajuda a renovar as energias.

2 – Bom para ossos, articulações e musculatura

O esforço necessário para se mover dentro da água do mar e para manter o equilíbrio ajuda a tonificar os músculos. O ambiente também propicia maior segurança para atividades físicas, diminuindo o impacto dos exercícios.

As águas do oceano também podem abrandar o avanço do reumatismo a longo prazo e possuem um efeito analgésico, indicado para pessoas com dores e problemas musculares, articulares, vertebrais, circulatórios, pós-cirúrgicos e pós-traumáticos.

3 – Regula o metabolismo

A água do mar contém minerais como o iodo, que estimula a tireoide, uma glândula responsável por regular o metabolismo. A necessidade de adaptar-se à mudança de temperatura serve para aumentar o ritmo do metabolismo, gerando efeito muito positivo na circulação do sangue.

4 – Regeneram a pele

A parceria dos sais minerais com a ação do sol ajuda a regenerar a pele. Isso acontece devido ao efeito desinfetante do sol e esfoliante do mar, que ajudam a limpar as impurezas. Desse modo a água do mar ajuda a combater úlceras na pele, acne e psoríases, por exemplo.

água do mar 2 | foto: Marco Rogério Zeminhani

Entretanto, é sempre bom lembrar que deve-se manter a segurança na exposição ao sol, com utilização de filtro solar e obediência aos horários seguros.

5 – Melhora circulação e sistema imunológico

Depois de um banho na praia, os glóbulos vermelhos e brancos aumentam no organismo. Como benefício, a água do mar é útil para pessoas com sistema imunológico debilitado, porque as células são reforçadas no combate a agentes infecciosos.

A água do mar e a adaptação do corpo a sua temperatura produzem uma benéfica massagem sobre o sistema circulatório: primeiro o sangue flui para a pele e logo retorna aos órgãos. Isso é muito útil para as pessoas com problemas circulatórios nas pernas.

Então, que tal um tchibum?

água do mar 3 | foto: Marco Rogério Zeminhani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.