Alimentos para o verão: quais são os mais indicados para a temporada?

Não são apenas as roupas que devem ser mais leves durante a estação mais quente do ano, mas a alimentação também. E você sabe quais são os mais indicados, quando o assunto são alimentos para o verão? Confira algumas dicas:

alimentos para o verão

Melancia

Por ser preponderantemente composta de água, a melancia é uma ótima aliada no combate à desidratação, algo comum durante a temporada. A fruta também possui licopeno, que ajuda a proteger a pele dos raios ultravioletas. Melão também vale.

Grãos integrais

A concentração de fibras é o que faz de grãos integrais ótimos alimentos para o verão, porque elas auxiliam na boa digestão e funcionamento da flora intestinal. Dentre os mais indicados estão chia, germe de trigo, linhaça e gergelim. A quinoa é indicada para reposição de potássio, que ajuda no combate á fadiga muscular.

Alface

Coloque alface no seu prato durante o verão, visto que, além de ser leve, ajuda a reduzir a retenção de líquidos no corpo que causam inchaço. A salada é rica em clorofila e flavonoides.

Abacaxi e outras frutas cítricas

A presença de vitamina C é o que faz do abacaxi, da laranja, do limão, do kiwi e de outras frutas cítricas excelentes opções para todas as temporadas do ano, principalmente no verão. Além de refrescarem e hidratarem o corpo, elas ajudam na recomposição da pele, que é exposta às altas temperaturas, vento e raios solares incidentes. Mas, atenção: cuidado ao manusear frutas cítricas no sol, pois podem causar manchas e até queimaduras.

Cenoura

Ela é rica em betacaroteno, um poderoso agente antioxidante que estimula a melanina. Por isso, a cenoura é indicada como alimentos para o verão, como forma de tornar o bronze mais duradouro e natural. A melanina ajuda a prevenir o envelhecimento precoce das células, impedindo o desenvolvimento de rugas e marcas de expressão.

Couve ou repolho

No verão, é comum que muitas pessoas consumam bebidas alcoólicas, às vezes, além da conta suportada pelo organismo. Para diminuir o impacto desses exageros, o consumo de couve ou repolho ajudam a limpar o intestino e recompor a flora intestinal.

Água

Já bebeu sua cota de água hoje? Mesmo seguindo dietas leves, com os mais indicados alimentos para o verão, a água não pode ser esquecida. As altas temperaturas da estação fazem com que o corpo perca fluidos e nutrientes, causando desidratação e fadiga. Não há uma meta específica de quantidade de água a ser bebida por dia, a orientação é criar uma rotina, onde a água esteja sempre presente.

Outras dicas de alimentos para o verão:

  • Frutos do mar
  • Arroz
  • Carnes de peixe ou frango
  • Ovos cozidos
  • Aveia
  • Água de coco
  • Mamão
  • Pão integral
  • Sorvetes de fruta
  • Iogurte
  • Cereais

Uma opinião sobre “Alimentos para o verão: quais são os mais indicados para a temporada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *