Game: conheça o aplicativo que mapeia árvores nativas da Mata Atlântica

Capaz de localizar cinco espécies nativas da Mata Atlântica, o aplicativo Natu Contos busca, por meio de um game, conectar as pessoas e a natureza. O jogo começa quando o usuário escolhe o local da sua expedição. A partir disso, ele mostra um mapa, integrado ao GPS do celular, que leva o jogador até alguma das árvores.

aplicativo mata atlântica

Quando a planta é encontrada, o aplicativo abre um vídeo animado e disponibiliza um conto sobre a espécie, ideal para crianças. Ainda, é possível conhecer as características da árvore nativa. Uma vez coletadas as informações e as fichas técnicas, elas ficam armazenadas em uma biblioteca para serem acessadas quando quiser.

Quais espécies são mapeadas?

O aplicativo mapeia cinco espécies: embaúba, ipê-amarelo, pau-brasil, jequitibá e pau-de-ferro. Por enquanto, está disponível para São Paulo, Rio de Janeiro e Uberaba, e apenas para usuários da plataforma IOS (iPhone).

No entanto, o objetivo é ampliar. Já está em desenvolvimento uma versão para plataforma Android. O objetivo também é expandir para as cidades de Belo Horizonte, Curitiba e Recife.

Para atingir esse patamar, o Natu Contos conta com a parceria da Fundação SOS Mata Atlântica e de financiamento coletivo, por meio do site Catarse. Quem participar do financiamento terá recompensas como plantio de mudas pela fundação, livro infantil, pôster com ilustração.

Os contos do aplicativo

Amélia e seu Ipê-amarelo

Amélia que tinha tudo amarelo, até seu cabelo, adorava um eucalipto, mas não ligava para um ipê-amarelo que tinha em seu sítio. Quando ele floresceu na primavera, isso mudou.

Árvore de Estimação

Uma menina fica triste por ter perdido o gramado e a sombra fresca de sua árvore de estimação queimada em um incêndio, onde ela tinha seu balanço.

À procura do Pau-Brasil

Um irmão e uma irmã tentam de todas as formas descobrir se a árvore que eles acharam era mesmo a espécie que deu nome ao nosso país.

O pica-pau e o Pau-ferro

Um pica-pau se aventura até a cidade e acha uma árvore diferente das do bosque em que morava, pois ela era muito dura.

Simãozinho e o pé de Embaúba

O macaco Simãozinho tem medo de altura, mas sonha em subir na árvore para comer seus lindos frutos.

Sobre a Mata Atlântica

Parque da Serra Geral, no RS, integrante do bioma Mata Atlântica. Foto: Marco Zeminhani

Entre os grandes biomas brasileiros, a Mata Atlântica abriga mais de 15 mil espécies de plantas e duas mil espécies de vertebrados registrados pela ciência. Trata-se de uma das florestas mais ricas em diversidade de vida no planeta. Ela abrange cerca de 15% do território nacional, em 17 estados diferentes (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí).

Vivem na Mata Atlântica mais de 70% da população brasileira, em mais de 3 mil municípios, incluindo três dos maiores centros urbanos da América do Sul. São aproximadamente 150 milhões de pessoas. Ela compõe o país com outros grandes biomas: Amazônia, Caatinga, Pantanal, Cerrado e Pampa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *