Campanha social arrecada meias velhas para transformar em cobertores

Que tal se suas meias velhas fossem transformadas em cobertores e ajudassem quem precisa se proteger do frio? Desde 2013, o projeto Meias do Bem, realizado pela rede de lojas Puket, promove essa transformação. Mais de 40 toneladas de meias velhas já foram arrecadadas desde o início da ação, e o resultado foi a confecção de 40 mil cobertores.

meias velhas

Funciona assim: qualquer pessoa pode ir até uma das lojas da empresa e doar meias usadas ou sem par nas urnas disponíveis. De acordo com a empresa, a cada 40 pares de meias é confeccionado um cobertor para doação e a rede ainda doa um par de meia novo. A ação ocorre ao longo de todo o ano e as doações são realizadas principalmente durante o inverno.

Conforme a Puket, o projeto tem caráter social, mas também ambiental e sustentável, na medida em que evita o descarte de resíduos têxtis.

Afinal, onde descartar roupas?

E já que entramos no assunto, quem nunca ficou com dúvida sobre o que fazer com roupas usadas? Onde descartar? Vão para o lixo seletivo? Para o orgânico?

A primeira opção é sempre doar as roupas que não têm mais utilidade para que outras pessoas possam ser beneficiadas. Isso pode ser feito diretamente em comunidades necessitadas ou então para entidades especializadas em campanhas de arrecadação. No Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, os invernos costumam ser bem rigorosos e muitas pessoas não possuem condições para adquirir o mínimo de roupas e cobertores.

Uma informação muito importante é que não devem ser doadas roupas que não tenham mais condições de uso. Elas devem estar em bom estado para que sejam aproveitadas por quem recebê-las.

Mas e se as roupas não puderem ser doadas?

Se peças do vestuário (roupas e calçados) não tiverem condições de serem doadas para uma campanha de arrecadação, por não terem mais condições de uso, elas devem ser descartadas corretamente. E devem ir para o lixo orgânico.

Algumas pessoas pensam que, se jogarem as roupas no resíduo seletivo, ela poderá servir para alguém. Ou seja, seria uma alternativa à doação. Isso não é verdade. Outro engano é que roupas e sapatos podem ser reaproveitados por empresas de reciclagem para confecção de novas peças.

Por esses motivos, roupas e calçados sem condições de serem reaproveitados por outras pessoas, quando forem descartados devem ir para o lixo orgânico.

Saiba mais sobre descarte de lixo

Você sabe como fazer o descarte correto dos resíduos? Ou lembra quais materiais vão para o o seletivo e quais vão para o orgânico? Posso descartar pilhas e baterias em qualquer local?

Acesse nosso post sobre como descartar o lixo corretamente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *