Cisterna: entenda como ela funciona e quais são as vantagens

cisterna

O uso consciente da água está entre as atitudes mais nobres de quem deseja colaborar com o meio ambiente, já que ela é essencial para nossas vidas. Neste post, resolvemos desvendar o funcionamento de uma cisterna, quais são suas vantagens e como ela contribui para a economia e para a natureza.

A cisterna é um sistema muito simples para reaproveitamento da água da chuva, composto de reservatório, calhas e canos. Trata-se de uma ótima alternativa, de custo relativamente baixo, para ser instalada em imóveis urbanos e rurais. Elas também são indicadas para instalação em condomínios.

Nas lojas de material de construção, é possível encontrar diversos modelos de cisternas, de fibra, alvenaria ou plástico. Os tamanhos variam de mil até 16 mil litros ou mais, por isso, é importante observar qual será o objetivo do uso da água e a capacidade de captação, ou seja, quantidade de calhas e telhados.

A maioria delas possuem um filtro de sujeira, um redutor de turbulência (que evita agito excessivo), ladrão e torneira. Alguns modelos possuem um separador das primeiras águas, com objetivo descartar a primeira leva da chuva, que pode conter sujeiras.

Uso da água de cisterna

Embora seja de muita qualidade, a água captada por uma cisterna jamais deve ser utilizada para consumo, por não ser potável. Ela pode conter sujeira e partículas poluentes de fuligem, poeira e outros elementos prejudiciais se ingeridos.

Contudo, ela serve perfeitamente para tarefas domésticas como lavagem de calçadas ou pisos, descarga do banheiro, irrigação de plantas, lavagem de carros, etc. É importante fazer a aplicação de cloro pelo menos de seis em seis meses, ou cada vez que o volume de água da cisterna for totalmente restabelecido. Também mantenha ela sempre bem vedada, para evitar a criação de mosquitos, principalmente da dengue.

Outra dica é medir o pH da água antes de utilizá-la na rega de flores ou hortaliças. Fitas de medição ou até mesmo equipamentos eletrônicos para isso podem ser adquiridos em lojas de produtos para piscinas. O índice de pH neutro é 7.

cisterna rega

Não esqueça de efetuar limpezas periódicas no reservatório, nas tubulações e principalmente nas calhas do telhado. Os períodos para efetuar essa higienização podem variar de acordo com o local onde estão instalados os equipamentos, já que calhas localizadas em espaços com árvores próximas tendem a reter folhas.

Vantagens de uma cisterna

A principal vantagem para quem instala uma cisterna é a economia no consumo de água tratada e a consequente diminuição nos valores da conta. Imagine quantos litros você pode economizar se, por exemplo, reutilizando água para as descargas do banheiro. Cada gota nessa conta ajuda.

Ter um reservatório para reuso de água também pode ser uma ótima alternativa caso falte água no seu bairro, ou ocorram períodos de racionamento. E também há a questão ambiental, pois você passa a contribuir de maneira efetiva para um mundo mais sustentável não utilizando água potável em boa parte das atividades domésticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.