Como diminuir o consumo de combustível? Confira 8 dicas

Além de fazer bem para o bolso e para o veículo, economizar combustível é também contribuir para o meio ambiente. Quanto menos recursos forem utilizados para gerar energia, menor será o impacto sustentável.

Confira 8 importantes dicas para diminuir o consumo de combustível ao dirigir!

1 – Dirija de forma suave

A maneira de dirigir é um dos principais influentes no consumo de combustível pelos veículos. Procure acelerar e frear de forma gradual, sem fazer esticadas de marchas, que causam maior gasto de combustível.

Ao descer ladeiras, utilize o freio motor, pois, ao contrário do que muitos pensam, essa é uma medida que reduz o consumo. Não desça no modo banguela, ou seja, em ponto morto. Além de não economizar combustível e contribuir para o desgaste prematuro dos freios, essa prática é perigosa.

2 – Mantenha os pneus calibrados

A calibragem dos pneus é fator preponderante para consumo de combustível, portanto, verifique a pressão recomendada para o seu veículo. Isso pode variar de eixo para eixo e também conforme a quantidade de carga.

Pneus com calibragem baixa aumentam a superfície de contato com o solo, fazendo com que o veículo precise de mais energia para se manter rodando. Já quando estiverem muito cheios, podem perder aderência ao solo e reduzir vida útil de componentes do conjunto de suspensão.

consumo de combustível - calibragem

A verificação da calibragem deve ser feita pelo menos a cada 15 dias, sempre com os pneus frios. Procure a tabela da pressão correta do seu veículo no manual ou na internet.

3 – Confira velas e cabos

Velas e cabos são componentes extremamente importantes para fazer o motor funcionar. Quando estão em mau estado, impactam no consumo, pois podem demorar para dar resposta ou ainda queimar o combustível abaixo do rendimento, o que causa desperdício.

4 – Utilize corretamente o ar-condicionado

A utilização do ar-condicionado pode elevar em 20% ou mais o consumo do veículo. Isso acontece porque o compressor é acionado por meio da força do motor, ou seja, é a energia gerada pelo combustível que faz o ar-condicionado funcionar.

Procure utilizar o ar-condicionado quando necessário e mantenha em uma temperatura ideal e permanente. Ligar e desligar com frequência pode causar ainda mais consumo.

5 – Carregue apenas o necessário

Evite transportar cargas que não sejam necessárias, pois, obviamente, o peso do veículo interfere no gasto de combustível. Por exemplo: não deixe malas do final de semana ou de uma viagem no interior do carro durante a semana, remova bagageiros e suportes de bicicleta quando não estiver utilizando.

6 – Troque óleo e filtros no prazo

A troca do óleo e do filtro do cárter do motor deve ser feita sempre dentro do prazo ou da quilometragem indicada pelo fabricante do veículo. Uma engrenagem, caso do motor, com lubrificação inadequada, eleva o atrito das partes internas e causa maior consumo de combustível. Além disso, pode danificar seriamente os componentes.

consumo de combustível - tanque

8 – Abasteça com combustível de qualidade

Procure abastecer com gasolina, etanol ou diesel de qualidade. Muitas vezes, alguns produtos são utilizados para batizar o combustível, aumentando o volume na bomba. Os casos mais comuns são água no etanol e solvente na gasolina.

Obviamente, esse tipo de combustível tem menor rendimento, causando maior consumo. Mas, além de tudo, pode danificar componentes do sistema de injeção do veículo.

Anuncie aqui!

Seja parceiro do projeto Natureza Viva e colabore com as boas notícias do meio ambiente. Entre em contato conosco para saber como ter sua marca divulgada aqui!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *