Reservas ecológicas no Brasil: conheça 13 parques de preservação ambiental

As reservas ecológicas ou parques nacionais são áreas verdes protegidas de forma federal para garantir que não sofram ações nocivas pelo homem. São espaços que garantem o habitat natural para milhares de espécies, estimulando a biodiversidade da natureza.

As reservas ecológicas mais visitadas

Por concentrarem tanta beleza, as reservas ecológicas também são fortes atrativos turísticos. Vamos conhecer quais são os parques nacionais mais visitados?

Tijuca

Com quase quatro mil hectares de Mata Atlântica no Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Tijuca é o espaço mais visitado. Não é por menos, ele abriga ícones como o Morro do Corcovado, onde está o Cristo Redentor, a Pedra da Gávea e o Parque Lage. É considerado a maior floresta urbana do mundo.

Foto: acervo ICMBio

Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu é um dos cenários brasileiros mais visitados, por conta das suas centenas de quedas d’água que podem chegar a 80 metros de altura. Mas o local é muito mais que isso, é o maior remanescente da floresta Atlântica e protege uma biodiversidade formada por espécies importantes da fauna e da flora. Muitas dessas são ameaçadas de extinção como gavião-real, jacaré de papo-amarelo, onça-pintada, entre outros.

reservas ecológicas - iguaçu
Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Jericoacoara

Com 8,5 mil hectares de área, no litoral oeste do Ceará, o Parque Nacional de Jericoacoara é conhecido por atrações como a vila de Jeri e seu pôr-do-sol. Também são destaques as lagoas do Paraíso e da Tatajuba, a pedra furada e o Rio Guriú.

reservas ecológicas - jericoacoara
Foto: Marco Zeminhani

Parque Nacional de Brasília

Nem sempre o Parque Nacional de Brasília é lembrado, mas ele está entre os mais visitados no Brasil. Ele foi criado como parque urbano para proteger os rios que abastecem a região e manter a vegetação em estado natural, em mais de 42 mil hectares de área. Dentre as atrações estão a trilhas ecológicas e as piscinas naturais do Córrego Acampamento.

reservas ecológicas
Foto: acervo ICMBio

Chapada dos Guimarães

O Parque Nacional Chapada dos Guimarães está localizado no estado de Mato Grosso e possui quase 33 mil hectares. Abriga atrativos como a Cachoeira Véu de Noiva, com 86 metros de altura, a Casa de Pedra, uma gruta de arenito esculpida pelo córrego e com pinturas rupestres, e a Cidade de Pedra, formações rochosas nos paredões.

Foto: divulgação

Outros parques nacionais

Seria impossível classificar todas as paisagens naturais brasileiras. Abaixo, reunimos mais oito parques nacionais com grande biodiversidade.

Itatiaia

Localizado nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o Parque Nacional do Itatiaia foi criado em 1937. Abriga, entre outras atrações, o Pico das Agulhas Negras.

Foto: divulgação

Lençóis Maranhenses

Conhecido como o único deserto brasileiro, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses abriga tartarugas marinhas, jacarés, pacas e veados. Está localizado ao norte do Maranhão e, nas épocas de chuvas, formam-se pequenas lagoas entre os bancos de areia.

Foto: ICMBio

Chapada Diamantina

Este fica na Bahia. Impressiona a diversidade das paisagens naturais como grutas, cachoeiras, morros e cidades históricas. Uma das atrações principais é a Cachoeira da Fumaça, com mais de 400 metros de queda livre.

Foto: Pisa Tur / Divulgação

Serra da Bocaina

Criado para abrigar a população de Angra dos Reis caso algum desastre nuclear pudesse ocorrer, o Parque Nacional da Serra da Bocaina fica entre São Paulo e Rio de Janeiro. A área verde continua intocada e abrigada uma fauna incrível de onças, saguis, macacos, preguiças e gaviões.

Foto: ICMBio

Pantanal

O Parque Nacional do Pantanal foi criado apenas na década de 1980, no estado do Mato Grosso. Além da ampla diversidade da flora, o que chama a atenção é sua abundância de espécies de aves, peixes, mamíferos e répteis. Dentre os principais animais estão tuiuiús, garças, araras-azuis, jaús, pacus, dourados, capivaras, cervos, lontras, onças e jacarés.

Foto: ICMBio

Fernando de Noronha

Um dos destinos mais conhecidos pelos brasileiros, Fernando de Noronha, em Pernambuco, é um conglomerado amplo de águas azuis e cristalinas em meio a paisagens de tirar o fôlego. A reserva também abriga centenas de espécies de peixes, corais, tubarões, golfinhos e tartarugas marinhas.

reservas ecológicas
Foto: IStock

Serra da Canastra

Criado com o intuito de preservar a nascente do rio São Francisco, em Minas Gerais, o Parque da Serra da canastra é extremamente importante para um dos mais importantes afluentes do Brasil. Infelizmente, o espaço ainda sofre com incêndios criminosos e invasões frequentes.

reservas ecológicas
Foto: divulgação – Secult MG

Serra Geral

Entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina está o Parque Nacional da Serra Geral. São mais de 60 cânions de beleza ímpar. Os mais conhecidos são o Fortaleza, com mãos de 7 km de extensão, e o Malacara. O espaço também abriga animais como leão-baio (ou puma americano), raposas, graxains, gambás, tatus, bugios, gralhas-azuis, papagaios-charão e periquitos.

reservas ecológicas - serra geral
Foto: Marco Zeminhani

Mas, e a Amazônia?

Bem, o Parque Nacional da Amazônia, por seu tamanho e diversidade, com mais de 1 milhão de hectares, merece um post só dele! Fique ligado no nosso blog e acompanhe!

Uma opinião sobre “Reservas ecológicas no Brasil: conheça 13 parques de preservação ambiental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *