Dez terapias e técnicas que ajudam no combate ao mal-estar e ao estresse

A vida agitada dos últimos tempos, a pressão do mercado profissional, os hábitos pouco saudáveis podem causar dores, mal-estar, estresse, depressão e outros problemas. Que tal conhecer dez terapias, atividades e técnicas para aliviar esses males?

1 – Aromaterapia

aromaterapia

É um ramo da fitoterapia que utiliza óleos de plantas no tratamento de desiquilíbrios emocionais. A técnica se baseia no efeito psicológico que os aromas produzem, auxiliando no combate ao estresse, tratamento de dores, entre outros.

2 – Musicoterapia

musicoterapia

A música possui propriedades terapêuticas, além de entretenimento. A técnica da musicoterapia utiliza essas propriedades em benefício das pessoas, ajudando na comunicação e na melhora de relacionamento. Ainda, a música ajuda no alívio de sintomas causados por doenças e melhora a autoestima.

3 – Acupuntura

acupuntura

É uma técnica oriental chinesa milenar que estimula pontos espalhados pelo corpo. É bastante indicada para combater quadros de ansiedade, depressão, enxaqueca, estresse, cólicas, fibromialgia, entre outros.

4 – Quiropraxia

quiropraxia

A técnica identifica possíveis problemas na coluna vertebral e, por meio de massagens certeiras, procura corrigir desvios e melhorar o trânsito dos estímulos nervosos pelo corpo. A quiropraxia é indicada para diminuição de dores e tensões, contraturas musculares, correção de posturas, estímulo de relaxamento.

5 – Reiki

reiki

O método Reiki canaliza a energia, por meio da imposição das mãos. O termo japonês significa energia vital universal. Ao aplicar a técnica o reikiano faz uma mentalização de símbolos e mantras, que libera energia, passando pela cabeça, pelo chacra do coração e sai pelas mãos entrando na pessoa em tratamento, justamente no ponto que ela mais precisa.

6 – Geoterapia

geoterapia

Essa técnica consiste na aplicação de argila, capaz de absorver umidade acumulada no corpo, principalmente no abdômen, nas pernas e nas articulações. É baseada na ideia da medicina chinês que sentimentos como medo, tristeza, ansiedade e certos alimentos levam a um acúmulo de umidade em determinadas regiões do corpo, desequilibrando a energia vital e comprometendo a saúde.

7 – Watsu

Já ouviu falar em Watsu? É uma terapia que faz trabalho corporal dentro da água. Além da técnica de aplicação de pressão em pontos vitais, conta com benefícios terapêuticos da água quente.

8 – Ioga

ioga yoga

Prática de meditação razoavelmente conhecida, associa bem-estar mental a condicionamento físico. A técnica de ioga ou yoga resulta em benefícios como reajuste postural e melhora a qualidade do sono, combate a insônia, ameniza problemas circulatórios e de memória, alivia o estresse e a ansiedade, ajuda no controle das ações mentais e físicas.

9 – Shiatsu

shiatsu

Método terapêutico milenar que visa restabelecer a saúde por meio do toque. Consiste em pressionar com as mãos e os dedos, os pontos vitais do corpo, chamados de meridianos. A técnica é benéfica para diversas ocasiões desde controle da tensão pré-menstrual, dificuldades de evacuação até prevenção de fortes gripes.

10 – Litoterapia

litoerapia

A técnica da Litoterapia é o tratamento por meio das pedras. É milenar, utilizada desde a época dos babilônios, egípcios e gregos. Ela visa tratar utilizando cristais como ametista, quartzo, olho de tigre, rubi, turquesa, entre outros. Considera que esses cristais emitem uma vibração singular capaz de melhorar o bem-estar da pessoa em contato. As pedras são colocadas sobre os chakras comprometidos, fazendo com que recuperem a vibração e a frequência energética correta.

E aí? conhece alguma outra técnica que não está listada? Tem alguma atividade que você pratica para combater mal-estar, estresse e outros problemas? Compartilhe conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *