Conheça o micro gerador que usa correnteza dos rios para produzir energia

Embora a produção de energia hidrelétrica seja considerada renovável, normalmente o mais comum é a necessidade de construir barragens para aproveitar a força da água, o que pode causar impactos ambientais. No entanto, uma empresa canadense desenvolveu um micro gerador de energia elétrica, que pode ser utilizado nas corredeiras do rio, em baixas velocidades de fluxo.

waterotor micro gerador

Segundo a empresa, o pequeno gerador aproveita a correnteza do rio como força para a produção de energia elétrica. O aparelho é capaz de produzir energia com fluxo de água em velocidade mínima de 3,2 km/h. A capacidade de produção de energia em potência gerada nominal varia de acordo com o modelo (1kW, 10kW ou 1MW). A apresentação do produto também explica que ele tem vantagem econômica de 5 a 10 vezes maior do que geradores a diesel, além da maior facilidade de instalação.

O gerador é construído de resina rotomoldada e outros componentes de aço inoxidável, para que não sofra corrosão em águas salgadas. As lâminas rotativas não fazem barulho e se movem na direção do fluxo da água, sem danos a peixes ou outros animais. As asas hidrodinâmicas produzem alta resistência contra a água na parte da frente, que tem formato de conchas, e a parte de trás é moldada para produzir arrasto, puxando a lâmina. Esse design permite que o aparelho produza energia em fluxo lento.

Utilização do equipamento

Os modelos menores, de 1kW, podem ser transportados em porta-malas de caminhonetes e facilmente instalados em locais que não possuem nenhum tipo de energia. Os maiores necessitam algum tipo de transporte especial, mas mesmo assim não exigem obras para implantação, além de pequena sapata como base.

O aparelho produz energia 24 horas por dia, durante sete dias por semana. Esse seria um diferencial perante a produção de energia solar e energia eólica, que possuem picos de maior e menor produção.

Temos o que eu chamo de unidades de consumo, que podem ir tranquilamente na parte de trás de um SUV e podem ser usados em qualquer lugar – explica Fred Ferguson, CEO da empresa

Segundo o projeto, a turbina pode ser de grande valia para locais que não possuem acesso a energia elétrica, ou áreas que sofreram com algum tipo de desastre natural, como terremoto ou furacões. Estima-se que cerca de 800 milhões de pessoas não tenham acesso a eletricidade.

Veja como funciona


Anuncie aqui!

Seja parceiro do projeto Natureza Viva e colabore com as boas notícias do meio ambiente. Entre em contato conosco para saber como ter sua marca divulgada aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *