Estresse: conheça 5 alimentos naturais que ajudam a combatê-lo

Os sintomas do estresse já são bastante conhecidos nos últimos tempos, em virtude da grande difusão de informações referentes ao tema. Os principais deles são tonturas, boca seca, dores pelo corpo, ganho ou perda de peso excessivos, enxaquecas, problemas de visão, entre outros.

O estresse tem origem na liberação de hormônios como cortisol e adrenalina, indispensáveis para o corpo em momentos e estados de emergência e atenção. O prolongamento desse estado de alerta é que causa o problema em si, ou seja, o estresse crônico e prejudicial a nossa saúde.

Além disso, é muito importante ficar alerta aos sintomas estressantes, pois esse quadro pode gerar esgotamento mental e físico, e avançar para outros transtornos como ansiedade ou depressão. Uma ótima alternativa é buscar opções que ajudem a combater esse cenário nada agradável, antes que ele se agrave.

Uma dessas ótimas opções está na alimentação, já que comer bem ajuda no combate e na prevenção de diversas patologias. Por isso, selecionamos cinco deliciosos alimentos naturais que possuem propriedades no combate ao estresse. Confira:

1. Laranja

As laranjas são ricas em fonte de vitamina C e contêm magnésio, cálcio e potássio. Ela é capaz de reduzir os níveis de cortisol, por isso possui efeito anti-estresse. Os altos níveis de estresse podem causar danos às células cerebrais, mas eles podem ser diminuídos pelo consumo da laranja.

2. Batata doce

A batata doce é muito rica em vitamina C, vitamina D, vitamina B6, ferro e magnésio. Trata-se de uma excelente combatente ao estresse e à ansiedade, pois ajuda a construir o sistema imunológico e aumentar os níveis de energia. Também melhora o humor e colabora para manter o coração, a pele e os nervos saudáveis.

3. Abacate

Rico em vitamina B, o abacate ajuda a desenvolver células nervosas e cerebrais saudáveis. Possui altos níveis de potássio, que ajuda a diminuir a pressão sanguínea e a hipertensão resultante do estresse. Ele também ajuda a aumentar a produção de serotonina, ótimo no combate à ansiedade e ao estresse.

4. Banana

Outra fruta muito rica em potássio, a banana também possui vitamina B6 e magnésio, que estimulam a produção de serotonina.

5. Pepino

O pepino é indicado porque possui grande número de nutrientes que o corpo precisa. É rico em carboidratos e possui zero ácidos graxos, o que significa energia instantânea sem nenhuma gordura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.