HVO: o que é e quais as suas vantagens como diesel renovável

Como o diesel de petróleo é um derivado fóssil e não renovável, alternativas vêm sendo estudadas ao redor do mundo para utilização de combustíveis sustentáveis. Uma delas é o HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) ou óleo vegetal hidrodratado, conhecido como diesel verde ou diesel renovável.

hvo o que é

Mas o que é o HVO e como ele é obtido? Quais são as suas vantagens? Por que ele é benéfico do ponto de vista socioambiental? Confira as respostas para essas perguntas e mais detalhes sobre esse biocombustível neste post!

De onde vem o HVO

O óleo vegetal hidrodratado é produzido pelo processo químico de hidrodratamento, onde as matérias-primas reagem com o gás hidrogênio em condições controladas de pressão e temperatura, formando um líquido similar ao diesel fóssil. Ele se difere do biodiesel por ser uma mistura de hidrocarbonetos e não de ésteres, além de ser mais parecido com o diesel oriundo do petróleo.

Como o próprio nome já diz, o HVO vem de óleos vegetais ou então de gorduras animais. Por enquanto, a sua maior produtora é uma empresa da Finlândia e ele está disponível em partes da Europa, da Ásia, e também da América do Norte

Vantagens

Por ser muito similar ao diesel de petróleo, uma das vantagens do HVO é que ele pode ser utilizado puro ou então adicionado em altas proporções ao combustível comercial, com menores limitações técnicas do que o biodiesel. Atualmente, no Brasil, o diesel comum possui no máximo 15% de biodiesel.

Ele também possui maior poder calorífico, portanto, resultando em menor consumo. Além disso, o óleo vegetal hidrodratado pode ser produzido nas refinarias de petróleo já existentes, utilizando-se a mesma infraestrutura com adequações.

Benefícios

Do ponto de vista socioambiental, o HVO pode gerar benefícios expressivos para o meio ambiente, a qualidade do ar e a saúde humana. Estimativas de redução quanto ao uso desse combustível, em comparação ao diesel fóssil:

  • Entre 50% e 90% da emissão de gases de efeito estufa
  • Cerca de 33% da emissão de material particulado fino
  • Aproximadamente 30% da emissão de hidrocarbonetos
  • Em torno de 24% da emissão de monóxido de carbono
  • Quase 10% da emissão de óxidos de nitrogênio

Desafios do HVO

Assim como no caso do biodiesel, o HVO possui desafios a serem superados. Mesmo sendo renovável, seu processo produtivo ainda envolve insumos fósseis, entre eles o gás hidrogênio vindo do gás natural. Ele também pode aumentar o consumo de combustível dos veículos, se comparado com misturas de alto teor de diesel fóssil. Ainda, deve ser considerado que, para uma possível utilização 100% de HVO, haveria a necessidade de troca dos sistemas de injeção dos veículos, ou seja, acarretando custos.

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Também há entraves, no Brasil, quanto à regulamentação das especificações de uso do HVO como combustível no território brasileiro. Outro ponto é a necessidade de se estabelecerem políticas públicas para o desenvolvimento da cadeia produtiva do óleo. Embora o país seja rico nas matérias-primas, o capital para dar início a uma unidade de HVO é estimada em cinco ou seis vezes maior que uma usina de biodiesel.

A Petrobras chegou a produzir, de maneira experimental, o produto. Mas, somente em pequena escala e utilizando-se de refinarias ociosas. Enfim, como se vê, o HVO possui alguns bons desafios a serem superados.


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