Lista com 20 cachoeiras, cascatas e quedas d’água do Brasil

O Brasil é um país com amplas virtudes quando o assunto são paisagens naturais, não é mesmo? Já tratamos aqui, por diversas vezes, sobre sua fauna e flora abundantes.

No post de hoje, reunimos 20 lindas quedas d’águas em território brasileiro. Confira!

1 – Cataratas do Iguaçu, no Paraná

Nossa lista já inicia com uma clássica reunião de quedas de água. As Cataratas do Iguaçú, no Paraná, estão entre as mais belas paisagens naturais do mundo.

Foto: Camille Panzera

2 – Cascata do Caracol, no Rio Grande do Sul

Outra paisagem clássica é a Cascata do Caracol, localizada em Canela, na Serra Gaúcha. Possui 131 metros de altura e é cercada por muito verde.

Foto: Camille Panzera

3 – Cachoeira da Fumaça, na Bahia

A Cachoeira da Fumaça possui 340 metros de altura e é cercada por paredões espetaculares no Vale do Capão, na Bahia. Uma paisagem exuberante.

Foto: Monique Renne

4 – Cachoeira do Buracão, na Bahia

Localizada na Chapada Diamantina, a Cachoeira do Buracão possui uma queda d’água dentro de um cânion estreito em um incrível salão de pedras e paredões rochosos.

Foto: Monique Renne

5 – Cachoeira Santa Bárbara, em Goiás

O tom das águas da Cachoeira Santa Bárbara, localizada na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é de tirar o fôlego. A queda d’água de aproximadamente 30 metros é cercada de uma beleza incrível.

Foto: Naiane Cascardo

6 – Cachoeira Casca d’Anta, em Minas Gerais

Localizada no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Capitólio, Minas Gerais, a cachoeira Casca d’Anta possui 186 metros de altura e muito verde.

Foto: Monique Renne

7 – Cascata do Conde d’Eu, no Rio de Janeiro

Maior do Rio de Janeiro, a Cascata Conde d’Eu possui 127 metros de altura e está localizada no município de Sumidouro, região serrana do estado.

Foto: divulgação

8 – Cachoeira do Tabuleiro, em Minas Gerais

Com 240 metros de altura e um poço de 18 metros de profundidade, a Cachoeira do Tabuleiro está localizada em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais.

Foto: Rafael dos Reis Pereira

9 – Cachoeira Boca da Onça, em Mato Grosso do Sul

Localizada em Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, a Cachoeira Boca da Onça possui 156 metros de altura, de águas cristalinas do Rio Salobra.

Foto: Marcel Favery

10 – Cachoeira do Segredo, em Goiás

Localizada na Chapada dos Veadeiros, a Cachoeira do Segredo, em Goiás, possui 115 metros de altura, com poço de água profundo e gelado.

Foto: André Dib

11 – Cachoeira da Velha, em Tocantins

A Cachoeira da Velha é parada obrigatória para quem visita o Jalapão, em Tocantins. A potência das suas quedas d’água é de impressionar.

Foto: Monique Renne

12 – Cachoeira do Formiga, em Tocantins

Também no Tocantins, a Cachoeira do Formiga possui uma intensa coloração azul em suas águas e uma piscina de temperatura agradável, transparente com fundo de areia calcária.

Foto: Monique Renne

13 – Cachoeiras do Cânion de Furnas, em Minas Gerais

O lago da represa de Furnas ganha ainda mais contornos belos com os paredões rochosos e suas cachoeiras de mais de 20 metros de altura, localizadas em Capitólio, Minas Gerais.

Foto: Monique Renne

14 – Cachoeiras do Retiro Viking, em Minas Gerais

Também em Minas Gerais, as cachoeiras do Retiro Viking são ligadas por trilhas e diversos pontos para banho. São águas em tom caramelo, relaxantes e pequenas cascatas.

Foto: Monique Renne

15 – Cachoeira do Abade, em Goiás

Localizada em Pirenópolis, a Cascata do Abade possui 22 metros de queda e um lindo poço, cercado de areia com diferentes tons de verde.

Foto: Monique Renne

16 – Cachoeira do Corisco, em São Paulo/Paraná

Com uma queda de 106 metros em meio a cânions, a Cachoeira do Corisco fica na divisa de São Paulo com Paraná, oficialmente no município paranaense de Sengés. Uma das vias de acesso principal, porém, é pelo município de Itararé, São Paulo.

Foto: divulgação

17 – Cascata do Chuvisqueiro, no Rio Grande do Sul

Localizada no município de Riozinho, no Vale do Paranhana, Rio Grande do Sul, possui 76 metros de altura e uma linda paisagem.

Foto: Viagens e Caminhos

18 – Salto do Itiquira, em Goiás

Com 168 metros de altura, o Salto do Itiquira está localizado na cidade de Formosa, em Goiás. Possui um paredão rochoso, vestidos pelo verde do cerrado brasileiro.

Foto: divulgação

19 – Cascata do Avencal, em Santa Catarina

Localizada em Urubici, na serra de Santa Catarina, a Cascata do Avencal possui 100 metros de altura, formada por um paredão em semicírculo. Linda paisagem!

Foto: Marco Zeminhani

20 – Salto do Yucumã, no Rio Grande do Sul

O Salto do Yucumã é considerado a mais extensa queda longitudinal do mundo, com 1.800 metros de extensão. A altura das quedas varia podendo chegar até 20 metros. Está localizado no município de Derrubadas, no Rio Grande do Sul.

Foto: divulgação

Anuncie aqui!

Seja parceiro do projeto Natureza Viva e colabore com as boas notícias do meio ambiente. Entre em contato conosco para saber como ter sua marca divulgada aqui!

    Uma opinião sobre “Lista com 20 cachoeiras, cascatas e quedas d’água do Brasil

    • 18 de junho de 2021 em 15:37
      Permalink

      Adorei! Tratou os assuntos com bastante coerência e
      clareza!

      Resposta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.