Primeira ciclovia de plástico reciclado da América Latina é inaugurada

A Cidade do México é a primeira da América Latina a ter uma ciclovia modular feita com resíduos de plástico. A obra foi executada pela empresa holandesa Plastic Road, em parceria com a Orbia, no Parque Nacional de Chapultepec.

A construção da ciclovia teve colaboração também da Secretaria de Mobilidade da Cidade do México e da Secretaria de Meio Ambiente.

Quase uma tonelada de lixo plástico foi utilizada para a ciclovia no México, o que equivale a cerca de meio milhão de tampas de garrafas plásticas. O material que compõe o espaço é oriundo de pós-consumo de produtos industriais diversos, que seriam destinados a incineração ou armazenamento em aterros.

Outro benefício da ciclovia é que ela oferece a possibilidade de armazenamento temporário de água, principalmente durante chuvas extremas. Ela também possui recursos de drenagem e é integrada com tecnologias de sensores para monitoramento e gerenciamento da superfície.

Segundo a empresa construtora, com precipitação anual recorde de mais de 54 milhões de metros cúbicos, os problemas de gestão da água na Cidade do México têm impactos na disponibilidade de água potável e na qualidade de vida dos cidadãos.

Projeto original foi desenvolvido na Holanda

A ciclovia de resíduos de plástico é um projeto desenvolvido originalmente na Holanda, pela mesma empresa, a Plastic Road. A primeira dessa obra foi inaugurada em setembro de 2018, na cidade holandesa de Zwolle.

Para desenvolver o material, foram usadas garrafas de plástico velhas, copos de cervejas de festivais, embalagens de cosméticos e móveis plásticos.

Uma das vantagens é que ela é pré-fabricada, ou seja, construída em módulos, o que agiliza e facilita sua instalação em qualquer lugar do mundo em poucos dias.

Por enquanto, as ciclovias funcionam como projetos pilotos, para desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia. O próximo passo, segundo os construtores, é lançar o produto comercialmente no mercado holandês.

Anuncie aqui!

Seja parceiro do projeto Natureza Viva e colabore com as boas notícias do meio ambiente. Entre em contato conosco para saber como ter sua marca divulgada aqui!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *