Remédios naturais para combater a dor de garganta

Clima muito seco ou muito úmido, frio e vento são condições propícias para dor de garganta. Nada agradável, ela pode ser ocasionada também em virtude de gripes ou resfriados.

Para amenizar a dor de garganta, listamos alguns remédios caseiros que pode ajudar. Contudo, vale alertar que: se a dor persistir ou forem observados indícios de inflamação ou infecção, a orientação é procurar atendimento médico.

1 – Muita água em temperatura ambiente

Água pura e tratada em temperatura ambiente é um dos melhores remédios para dor de garganta, porque ela é capaz de hidratar as mucosas do local. Além de amenizar o desconforto, a água diminui o atrito ao falar, preservando também as cordas vocais.

2 – Gargarejos com água morna e sal

A dor de garganta pode estar relacionada à inflamação da mucosa. Por isso, fazer gargarejo com água morna e sal ajuda a diminuir a região inflamada e retirar o excesso de muco. Basta misturar uma xícara de água morna com meia colher de sal e fazer o gargarejo no máximo três vezes ao dia. Não é indicado ultrapassar essa quantidade, para não prejudicar a proteção natural que o muco proporciona à garganta.

3 – Água com vinagre de maçã

Os níveis de acidez do vinagre podem eliminar bactérias e contribuir para aliviar a dor de garganta. Basta misturar uma colher de sopa de vinagre de maçã e uma xícara de água morna e ingerir. Sempre dilua o vinagre na água e não utilize a receita exageradamente, pois o alto potencial de hidrogênio pode piorar a irritação da garganta.

4 – Comer alho

O alho é rico em alicina, um composto que pode matar bactérias e germes que causam dor e irritação na garganta. Corte o alho em pedaços e coma puro, fazendo com que eles se espalhem pela boca. Para eliminar o hálito forte causado pelo alho, escove bem os dentes, utilize um raspador de língua e beba bastante água.

5 – Vapor com óleo de eucalipto

Outro remédio caseiro para aliviar a dor de garganta é o vapor de água, que ajuda também a desobstruir as vias nasais e facilita a respiração. Ferva uma panela de água e despeje em uma bacia, depois adicione algumas gotas de óleo de eucalipto e inale o vapor para que ele possa agir.

6 – Chás de flores ou frutas

Beber chá ajuda bastante no alívio da dor de garganta, por causa das suas propriedades analgésicas naturais e da sua capacidade de hidratação. Eles também possuem capacidades de relaxamento dos músculos, causando bem-estar no paciente. Um dos mais indicados para dor de garganta é o chá de camomila.

Outros alimentos que podem ajudar:

  • Canela
  • Gengibre
  • Sálvia
  • Cravos
  • Madressilva
  • Orégano
  • Limão
  • Cacau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *