Suculentas: dicas de como cuidar corretamente

suculentasAs suculentas são ótimas opções de plantas para se ter em casa, principalmente pela sua enorme variedade da espécie: tem com folha lisa, com textura, coloridas, brancas, verdes, com formas inusitadas, com flores, sem flores, etc. Embora elas sejam de fácil trato, neste post vamos relacionar algumas dicas de como cuidar de suculentas corretamente, para que elas mantenham-se belas e saudáveis.

Uma das curiosidades das suculentas é que elas possuem esse nome justamente pela sua capacidade reter líquidos em seu interior, fazendo com que se adaptem facilmente a diversos estados de intempéries. O exemplo mais clássico são os cactos. Por essa característica, a maioria das suculentas exige o mínimo de cuidado, mas isso varia de espécie para espécie.

Elas gostam de sol

As suculentas são feitas para pegar sol e claridade, justamente pela sua característica de sobreviver em ambientes áridos. Ao cultivá-las em casa, procure deixá-las em espaços que tomem bastante luz do dia e que não sejam muito úmidos. Banheiros ou quartos não são indicados e, se for deixar dentro de casa, dê banhos de sol às plantinhas pelo menos duas vezes por semana.

Suculentas não bebem muito

Uma das dicas importantes para o cultivo de qualquer espécie se suculenta é que, diferentemente de outras plantinhas, elas necessitam de pouquíssima água. A quantidade exata varia conforme a espécie e a região, mas procure regar apenas quando a superfície da terra esteja seca. Se ela estiver úmida, significa que há líquidos suficientes para as suculentas.

suculentas 2

Geralmente, no verão, basta um pouco de água uma vez por semana e, no inverno, de duas a três vezes por mês. Evite molhar as folhas, pois elas podem apodrecer.

Adube corretamente a terra

Uma regra de ouro para o cultivo das suculentas é a correta adubação do solo, que deve ficar sempre o mais próximo daqueles de origem desértica: poroso e drenável. Misture substrato, que você encontra em lojas especializadas, com areia comum. Importante: não misture com areia de praia, pois ela possui altas doses de sal.

Para proteger o solo, e ainda adubá-lo, é possível espalhar materiais como cascas de pinus, palhas de arroz, farinha de osso ou casca de ovo. Esses materiais possuem cálcio e são ótimos para as suculentas.

suculentas 3

A adubação pode ser feita em períodos regulares de 30 a 60 dias, para manter a terra sempre descompactada, drenada e arejada. Utilize húmus de minhoca ou compostos orgânicos.

Utilize vasos com furos

Como já relatado, suculentas são plantas que gostam de solo drenado e jamais encharcado. Se acumular muita água no vaso, as suculentas provavelmente irão morrer afogadas e apodrecer. Portanto, sempre plante suculentas em vasos com furos na base, para que a água escorra.

Se optar por plantá-las em cachepôs ou xícaras, lembre-se de regá-las fora do recipiente, ou faça furos neles.

Você sabia que cactos ajudam a purificar o ambiente? Veja mais detalhes no nosso post sobre plantas que melhoram a sua casa.

4 opiniões sobre “Suculentas: dicas de como cuidar corretamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.