Como funciona um carregador de energia solar para celular?

carregador de energia solar
Imagem do solar paper, carregador solar considerado o mais fino do mundo, fabricado por uma empresa coreana.

Nos últimos anos, cresceu bastante o protagonismo dos aparelhos celulares no dia a dia, seja para uso profissional ou de lazer. Além disso, telas cada vez maiores e aplicativos de grande consumo de energia têm exigido baterias mais potentes e de maior carga.

Mesmo com baterias mais desenvolvidas tecnologicamente, ficar sem carga no celular pode ser frequente. Como forma de solucionar esse problema, uma das opções é ter consigo carregadores portáteis, carregados convencionalmente na tomada ou então via energia solar.

A grande vantagem de um carregador de energia solar é que ele pode ser carregado a todo instante, não sendo necessário ser ligado a uma tomada.

Como carrega

O princípio de um carregador abastecido por energia solar é o mesmo dos demais sistemas de energia solar bem difundidos, como aqueles vistos nos telhados das casas. Ele utiliza uma placa fotovoltaica de geração de energia, que permite o carregamento por meio da luz solar.

A placa é composta de células solares, feitas de materiais semicondutores. O mais comum é o silício. Quando os fótons da luz solar atingem esses materiais, provocam o deslocamento de elétrons, gerando corrente elétrica.

Composição da placa fotovoltaica

As células são o principal componente das placas que vão gerar energia. Basicamente, elas são alinhadas em série e conectadas formando um circuito, que fica envolvido por películas encapsulantes.

Esse conjunto é acomodado em um fundo protetor e por cima das células é colocado um vidro temperado especial bastante resistente. Ainda como última proteção, na maioria dos casos, é aplicada uma camada de alumínio.

Autonomia e benefícios do carregador de energia solar

Normalmente, carregadores de celular via energia do sol possuem autonomia de uma carga completa. Mas isso varia muito conforme os modelos dos carregadores e também dos celulares.

A principal vantagem para o usuário é a possibilidade de carregamento sem precisar se conectar em alguma tomada. Além disso, contribui para a redução do uso de energia convencional.

2 opiniões sobre “Como funciona um carregador de energia solar para celular?

  • 23 de novembro de 2018 em 19:00
    Permalink

    Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
    Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito no desenvolvimento pessoal.
    Obrigado

    Resposta
  • 13 de agosto de 2020 em 13:22
    Permalink

    CARREGADOR DE CELULAR SOLAR!

    Ecologicamente correto e garante em todos os locais uma carga em seu dispositivo celular, tablet (inclusive Iphones e Ipads), para carregar seu celular basta conectar o cabo USB no carregador solar e pronto.

    Para carregar o carregador solar é muito simples, basta deixar o painel em direção a luz solar e assim o LED indicador irá se acender indicando a possibilidade de recarregar o celular atraves da função Solar.

    Acesse esse Link e compre logo!
    https://ev.braip.com/ref?pv=pro03yw1&af=afi5q7vd

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.