Os vilões que podem infestar sua horta de casa

lagarta horta de casa

Muitas pessoas, mesmo morando em grandes centros urbanos, já buscam produzir suas próprias verduras em horta de casa, ou até mesmo de apartamento. Mas, para que ela vingue, é muito importante prestar atenção às pragas que podem atingi-la, fazendo estragos irrecuperáveis.

As hortaliças podem ser afetadas por fungos, bactérias, insetos, ervas daninhas muito prejudiciais ao desenvolvimento sadio da planta. Por isso, é bastante importante conhecer esses principais vilões da horta de casa, para poder tomar as medidas necessárias.

Lagartas

São as pragas mais conhecidas e estão entre as mais comuns. O ataque da lagarta às plantinhas pode ser devastador, se não for contido. Por estarem em fase de desenvolvimento, esses bichinhos precisam de muito alimento e o preferido são as folhas das hortaliças.

Cochonilhas

As cochonilhas são insetos muito pequenos, de cor marrom ou amarela que também atacam as folhas das plantinhas. São muito perigosas para a horta de casa pois costumam ser convidativas a outras pragas.

Pulgões

Os pulgões atacam a seiva dos vegetais deixando líquidos açucarados, que podem atrais fungos e bactérias. As formigas também são atraídas por esse mel. Esses insetos possuem em torno de 5mm e são de cores variadas. O principal sintoma da plantinha é ficar com as folhas novas amarelas e enroladas.

Moscas brancas

A principal contribuição negativa das mosquinhas brancas é a queda dos frutos. Ao atacarem os vegetais, elas também causam a queda das folhas e ainda deixam um rastro açucarado, que atrai outras pragas. Elas adoram abobrinha, pepino, tomate, brócolis, etc.

Como combater as pragas na horta de casa

Para que suas plantinhas não sejam tão facilmente atingidas pelos vilões quase invisíveis, é manter a fertilidade do solo, pois vegetais bem nutridos são mais resistentes. A fertilização da terra pode ser feita por meio da adição de compostos orgânicos ou minerais.

Outra dica é manter uma diversidade de cultivo, para evitar que as pragas se alastrem, já que nem todas atacam todos os cultivos. Procure também preservar predadores naturais em sua horta de casa, como joaninhas, por exemplo.

Algumas plantinhas possuem capacidade repelente natural, como a citronela e a hortelã. Veja neste post quais são os principais repelentes naturais para utilizar na sua casa.

Uma opinião sobre “Os vilões que podem infestar sua horta de casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.