Escovas de dente feitas de bambu são alternativa às plásticas

escovas de bambu

Muito se discute nos últimos anos sobre a utilização consciente e a redução do consumo de produtos plásticos no mundo, principalmente pelo efeito danoso que eles podem causar ao serem descartados incorretamente. Por esse motivo, vem buscando-se alternativas sustentáveis para muitos desses produtos, como escovas de dente, por exemplo.

Se as recomendações dos dentistas forem seguidas à risca, trocar a escova de dente a cada três meses, em um ano serão quatro escovas descartadas por indivíduo. Ou seja, é muito plástico descartado, não é mesmo?

Bambu como opção

Um empresa norte-americana, com sede na Califórnia, lançou um modelo de escovas feitas a partir do bambu. E mais do que isso, doa os modelos para quem tiver interesse, e cobra apenas pelo frete de entrega.

O nome da empresa é Giving Brush, que significa dando escovas, e cada pedido pode incluir até 20 unidades gratuitas do modelo básico. Quem desejar, pode comprar outros modelos ou produtos, como canudos e porta escovas, também feitos de bambu.

Biodegradabilidade é fator positivo do produto

Nas escovas fabricadas pela empresa, apenas as cerdas são feitas de náilon. Portanto, como o bambu é biodegradável, na hora de descartar, basta arrancar as cerdas e enterrar o resto, pois em poucos meses a escova terá se decomposto.

escovas de bambu 2

Outro fator vantajoso da utilização do bambu como matéria-prima na fabricação das escovas é que ele se desenvolve com rapidez na natureza, podendo crescer até um metro por dia, sob condições ideais. Ele também não faz uso de pesticidas e é antimicrobiano, ou seja, ideal para evitar a proliferação de fungos e bactérias no uso das escovas.

As escovas de dente feitas de bambu também não perdem para as escovas de plástico no quesito durabilidade. Se utilizadas corretamente e bem armazenadas, elas possuem uma vida útil semelhante à das convencionais.

Outras empresas também fabricam

Mas não é só essa empresa norte-americana que produz escovas de dente feitas de bambu. Há outras opções no mercado, inclusive com sede no Brasil; basta uma pequena pesquisa na internet para descobrir. Por isso, se você deseja diminuir a utilização de plástico, que tal aderir às escovas de bambu?

porta escovas de bambu
Porta escovas também feito de bambu

Mas, não apenas o bambu está servindo de alternativa para a fabricação de escovas de dente ecológicas. Existem empresas que utilizam outros materiais como alumínio e embalagens reciclados, bioplásticos, celulose e outros tipos de madeira.

Veja também: A importância do vidro e da sua reciclagem para o meio ambiente.

4 opiniões sobre “Escovas de dente feitas de bambu são alternativa às plásticas

  • 1 de abril de 2019 em 13:19
    Permalink

    Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

    Resposta
  • 29 de abril de 2019 em 00:18
    Permalink

    Olá, achei bem interessante e inovador, como posso adquirir as escovas e o porta escova..

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.