Belezas naturais: conheça 7 parques nacionais espalhados pelo mundo

Já listamos aqui 13 parques ecológicos brasileiros que, além de lindos, são santuários para a biodiversidade da natureza. Neste post, vamos falar de 7 parques nacionais espalhados pelo mundo. Acompanhe!

1 – Grand Canyon, Arizona, EUA

Foto: Thinkstock

Se você pretende conhecer algum parque nacional pelo mundo, coloque na lista o famoso Grand Canyon, localizado no Arizona, Estados Unidos.

Trata-se de um desfiladeiro extremamente íngreme, percorrendo o Rio Colorado, com aproximadamente 450 quilômetros de comprimento.

Para atestar sua beleza, o Grand Canyon é considerado uma das sete maravilhas naturais do mundo. Estima-se que suas formações rochosas tenham se moldado há cerca de seis milhões de anos.

2 – Torres del Paine, Chile

Continuamos nosso tour por parques nacionais espalhados pelo mundo no continente americano. Localizado na região da Patagônia do Chile, o Parque Nacional Torres del Paine é destaque por sua diversidade.

Sua beleza é definida por campos de gelo, lagoas de águas azuis e esverdeadas, pampas e vilas ribeirinhas. Complementam a paisagem rios e cascatas glaciares, perfilando as cadeias montanhosas.

3 – Serengeti, Tanzânia

Localizada na África Oriental, no norte da Tanzânia, a região do Serengeti cobre aproximadamente 30 mil km². Abriga a maior migração animal de mamíferos do mundo.

O casamento entre fauna e flora é um dos seus destaques. Junto às árvores características da região, vivem cerca de 70 espécies de grandes e médios mamíferos como elefantes, rinocerontes, búfalos, chitas, gnus, zebras, gazelas, leões! Além de grande diversidade de aves.

4 – Fiordland Park, Nova Zelândia

Uma região montanhosa de altos relevos, com numerosas cascatas, localizada no extremo sudoeste da Nova Zelândia. Esse é o Parque Fiordland.

A área do parque cobre cerca de 12 mil km², sendo 15 fiordes, grandes entradas de mar entre altas montanhas rochosas, causadas pela erosão. O mais famoso dele é o Milford Sound, considerado o segundo ponto mais pluvioso do mundo.

A beleza é aprimorada pelas numerosas cascatas que caem das rochas, formando paisagens espetaculares. Lindo demais!

5 – Masai Mara, Quênia

A grande e vasta população de gnus é um dos destaques da Reserva Nacional Masai Mara, no sudoeste do Quênia. São aproximadamente 1,3 milhões da espécie em migração.

E se há gnus, há também leões, elefantes, leopardos, búfalos, rinocerontes, hipopótamos, crocodilos, chitas. Bom, é claro que não podemos deixar de fora zebras, elefantes, hienas. Além das centenas de espécies de aves.

A região se estende pelo Vale do Rift, que vai desde o Mar Mediterrâneo até a África do Sul. As paisagens são cobertas com bosques de acácia e pastagens.

6 – Arenal Volcano, Costa Rica

Foto: Mapache Tours

Seguindo pelos principais parques nacionais espalhados pelo mundo, chegamos à Costa Rica. É lá que se encontra o Arenal Volcano, um conjunto de cascatas e fontes termais, além de….vulcões!

O mais famoso deles é o vulcão Arenal, considerado extinto até 1968, quando entrou novamente em erupção. Desde lá, mantém a emissão de gases e vapores de água, com algumas explosões e liberação de fragmentos de rochas.

O parque Arenal possui cerca de 2 mil km² e a paisagem se complementa com as florestas e campos antigos de lava. Uma maravilha da natureza.

7 – Galápagos, Equador

Foto: Henrique Olsen/VCnoTG

Outro espetáculo da natureza é o Parque Nacional de Galápagos, que abriga o famoso arquipélago, de mesmo nome. São dezenas de ilhas rochosas de origem vulcânica, que impressionam pela sua beleza.

Mas, o que é mais destaque de Galápagos é sua fauna peculiar, formada por diversas espécies de tartarugas, iguanas, pinguins, entre outros, constituindo em uma grande reserva de vida selvagem. O espaço é tão significativo que é considerado um verdadeiro laboratório vivo de biologia.

Aliás, foi em uma visita a Galápagos, em 1831, que Charles Darwin deu base às observações de animais, o que levaria, mais tarde, à publicação da teoria da seleção natural. Simplesmente fantástico!

E então, o que achou da nossa lista de parques nacionais? Qual você acrescentaria nesse time de belezas espetaculares?

Anuncie aqui!

Seja parceiro do projeto Natureza Viva e colabore com as boas notícias do meio ambiente. Entre em contato conosco para saber como ter sua marca divulgada aqui!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.