Como fazer um terrário para sua casa ou apartamento

terrário

Os terrários são ótimas alternativas, relativamente baratas e simples, para quem quer trazer a natureza mais para perto de si, mesmo morando em grandes centros urbanos. Como eles exigem pouca irrigação, são bastante indicados para quem não tem muito tempo.

Cada vez mais, estamos com menos tempo disponível e com menor contato direto com a natureza, envolvidos na rotina de compromissos profissionais ou isolados pela urbanização. Por isso, o cultivo de pequenos jardins em casa é uma ótima e terapêutica alternativa. Veja como montar o seu.

Qual o recipiente?

A escolha do recipiente varia conforme o espaço que você tem disponível para abrigar o terrário dentro de casa, e também com a sua disposição de fazer a montagem. Para começar, a dica é escolher recipientes pequenos, como taças de vinho ou copos, garrafas ou outras embalagens de vidro que seriam descartadas.

Há opção de fazer terrários abertos ou fechados (que reproduzem o ciclo da água) com rolhas ou tampas. Se você estiver começando na arte dos minijardins, opte por aquele de menos complexidade e depois vá montando outros modelos.

A escolha das plantinhas

As suculentas e suas familiares são as plantas mais comuns e mais fáceis de se utilizar em terrários, pois exigem pouca água e mínima manutenção. Aliás, essa é uma dica de ouro: sempre opte por vegetais que não precisem de muitos cuidados.

Entre as demais opções estão mini orquídeas, cactos, violetas, musgos, etc.

Como fazer a montagem do terrário em 10 passos

1 – Lave bem o recipiente escolhido

2 – Adicione uma cama de pedra fina ao fundo (pode ser brita)

3 – Coloque uma camada de areia comum por cima das pedras

4 – Cubra com pedras novamente

5 – Coloque a terra (pode acrescentar carvão vegetal para não dar cheiro)

6 – Cave os buracos para as mudas, cuidando o espaçamento entre elas

7 – Cubra a terra com uma camada de cascalho fino ou areia

8 – Espalhe de maneira uniforme essa última camada

9 – Decore o terrário com pedrinhas coloridas, enfeites de biscuit, brinquedos, etc

10 – Abuse da criatividade, mas respeite o espaço para o crescimento das plantinhas

Essas são as principais dicas para você montar um bonito terrário do modelo seco aberto, que exige menos rega e cuidados. Há outros tipos de terrário como o pantanoso, que precisa de mais água, e o intermediário. No caso dos terrários fechados, é preciso atentar para a umidade da terra e borrifar água quando necessário (a água de rega vai evaporar e formar gotículas nas paredes do terrário, regando novamente as plantinhas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.