Empresa do Chile desenvolve saco plástico que dissolve na água

 

Uma empresa com sede no Chile está trabalhando no desenvolvimento de um saco plástico que pode ser dissolvido na água em poucos minutos. O material utilizado para a fabricação é formado por um composto que contém, entre outros elementos, carbureto de cálcio e álcool polivinílico.

De acordo com Cristian Olivares, um dos representantes da empresa, o produto não contém nenhum derivado do petróleo. Segundo ele, isso se ajusta ao projeto de lei que está sendo implementado no Chile, proibindo o uso das sacolas no comércio.

A nova matéria-prima foi desenvolvida em aliança com especialistas chineses. O projeto do produto sustentável foi ganhador do prêmio SingularityU Chile Summit 2018, como empreendimento catalisador de mudança. A empresa já possui patentes internacionais em trâmite, certificações e testes, tanto locais como estrangeiras.

Problemas ligados ao plástico

O intenso descarte inadequado do plástico está dentre os grandes males para o meio ambiente e consequentemente para os seres humanos e demais animais. Estima-se que, por volta de 2050, os oceanos abrigarão mais plástico do que peixes. Esse dado foi revelado por um estudo realizado pela Fundação MacArthur, em parceria com a Consultoria McKinsey.

A preocupação não está apenas com o plástico visível do nosso dia a dia. Há um conjunto de pequenas partículas plásticas embutidas em produtos como cosméticos e roupas, que se acumulam no leito marítimo. Pedaços maiores do material, mesmo quando se degradam com o tempo, não desaparecem, mantendo-se em partículas extremamente minúsculas capazes de influenciar o meio ambiente.

Esses resíduos também podem carregar produtos contaminantes vindos de fábricas, esgotos e lixões. Como são muito pequenos, eles acabam sendo ingeridos pelos animais (peixes, tartarugas, corais) e envenenam a vida marinha.

Mesmo antes de se degradar, o plástico, junto com outros resíduos descartados incorretamente, causam problemas mais visíveis. Por exemplo, sujam as ruas, tampam bueiros, causam mau cheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.