Geração eólica e solar produziu 10% da energia mundial em 2021

De acordo com a organização Ember, energia eólica e energia solar produziram, juntas, 10% de toda a eletricidade gerada em 2021. O índice é um recorde no setor de energia renovável.

Foto – br.freepik.com

A pesquisa produzida pela Ember aponta também que 38% da eletricidade mundial foi gerada por formas de energia livres de combustíveis fósseis. Essa categoria inclui, além de energia eólica e solar, energia hidrelétrica, nuclear e de biocombustíveis. Já o carvão representa 36% da produção de eletricidade mundial.

Os dados de geração de eletricidade abrangem 75 países, que demandam 93% do consumo de energia global. Desse grupo, 50 países ultrapassaram a faixa de 10% de energia a partir de fontes eólicas e solares.

Em 2015, quando o Acordo Climático de Paris foi assinado, energia eólica e solar representavam apenas 4,6% da eletricidade global. No ano passado, a geração solar aumentou 23% e a eólica 14%.

– Eólica e solar chegaram. O processo que irá remodelar o sistema energético já começou. Nesta década, eles precisam ser implantados na velocidade da luz para reverter o aumento das emissões globais e combater as mudanças climáticas – afirmou o líder global da Ember, Dave Jones.

No entanto, carvão aumenta participação

Se energia eólica e solar aumentaram a participação na produção global de eletricidade, o carvão também seguiu o mesmo caminho. Subiu 9% em 2021, marcando recorde histórico, 2% acima do recorde anterior que foi em 2018.

O relatório de 2021 aponta que a energia gerada por carvão chegou a 36% do total mundial. Uma das explicações possíveis é o aumento no preço do gás. Outro fator que elevou a média foram os recordes de uso de carvão para energia no continente asiático.

Confira o relatório completo aqui.
Com informações de Ciclo Vivo.

Saiba mais sobre eólica e solar

Energia eólica

Uma das fontes de energias alternativas mais eficientes, a eólica utiliza a captação do vento, por meio de hélices acopladas no topo de torres. O movimento das hélices, com auxílio de aerogeradores, produz energia elétrica, de forma limpa e fácil. Uma desvantagem desse tipo de energia, contudo, é que ela necessita de locais que tenham ventos constantes e em boa velocidade, para tornar as unidades geradoras viáveis.

O Brasil está entre os 10 maiores produtores de energia eólica do mundo.

Energia solar

A mais conhecida e identificada como um dos tipos de energias alternativas, a energia solar utiliza a luz do sol como fonte. Bom, mas isso você já sabe, não é mesmo?

Talvez o que você não saiba é que existem mais maneiras de captar a luz solar e transformá-la em energia. Sim, são eles:

  • Paines fotovoltaicos
  • Modelo térmico ou heliotérmico

A mais difundida é por meio de painéis fotovoltaicos. Instalados em telhados ou áreas abertas eles captam a luz solar e convertem-na em corrente de energia elétrica por meio de um inversor.

Mas a geração de energia solar também pode ser feita no modelo térmico ou heliotérmico. Funciona assim: a cpatação consiste na reflexão da luz, por meio de espelhos, para um ponto específico, causando altas temperaturas. Esse aquecimento atua na movimentação de turbinas que geram energia elétrica.

Outras fontes de energia não fósseis:

  • Hídrica, hidráulica ou hidrelétrica: utiliza a força da água como fonte
  • Geotérmica: utiliza o calor da terra como fonte
  • Maremotriz: utiliza a força das marés como fonte
  • Ondomotriz: utiliza a força das ondas como fonte
  • Nuclear: utiliza a transformação de núcleos atômicos como fonte
  • Biomassa: utiliza materiais orgânicos como fonte

Anuncie aqui!

Seja parceiro do projeto Natureza Viva e colabore com as boas notícias do meio ambiente. Entre em contato conosco para saber como ter sua marca divulgada aqui!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.