Verão: confira 18 dicas para economizar água durante a temporada

Quem acompanha o blog do Natureza Viva já sabe da nossa preocupação constante no tema água. Neste post, reunimos 18 importantes dicas para economizar água durante o verão. Confira:

1- Reaproveite o gelo derretido da geladeira

Se a sua geladeira é do tipo que faz gelo, quando for limpá-la, aproveite a água do gelo derretido para regar as plantas ou o jardim. Lembre-se de deixar a água chegar à temperatura ambiente, para não prejudicar as plantinhas.

2- Reduza o tempo do banho

Essa é uma dica fatal para economia de água. No banho, consumimos uma média de 10 litros por minuto. Portanto, a cada 5 minutos que você reduzir seu banho, irá economizar 50 litros!

3- Coloque o chuveiro no modo verão

Como nesta temporada as temperaturas estão mais altas, ajuste seu chuveiro para o modo verão (ou posições mais baixas). Mantendo ele no modo mais quente, será preciso abrir mais o registro para diminuir a temperatura da água, consequentemente, gastando mais.

4- Use a opção meia descarga no banheiro

Muitos vasos sanitários possuem a opção meia descarga, que não despacha toda a água do reservatório de uma só vez. Utilize a descarga completa apenas quando for necessário.

5- Feche bem as torneiras

Fechar bem as torneiras parece algo muito óbvio, mas nem sempre é uma ação levada à risca. Sem perceber, acabamos não as fechando corretamente, causando pinga-pinga.

6- Evite lavar o carro

Lavar um veículo gasta muita água. Por isso, evite ao máximo lavar o carro durante o verão. Você também pode optar por empresas que fazem as lavagens a seco.

7- Utilize a água que sobra da máquina de lavar

A água que sai da máquina de lavar roupa pode ser aproveitada para lavar o piso ou para outras atividades de faxina. Você pode coletar em um balde grande.

8- Feche a torneira ao escovar os dentes

A atitude de fechar a torneira ao escovar os dentes é preciosa, pois muitos litros de água são economizados.

9- Lave frutas e verduras em uma bacia

Ao invés de lavar frutas debaixo da torneira, com água corrente, lave-as em uma bacia, deixando um pouco de molho.

10- Não lave calçadas ou pisos

Deixe a lavagem das calçadas ou dos pisos externos por conta da chuva mesmo.

11- Evite regar as plantas durante o dia

Procure regar as plantas ou o jardim durante á noite ou no início da manhã. Nesses períodos, a evaporação é menor, portanto, é preciso dispersar menos água.

12- Deixe acumular roupas para lavar

Utilize toda a capacidade da máquina de lavar, acumulando as roupas da semana. Evite executar uma lavagem para poucas peças.

13- Faça xixi no banho

Ao fazer xixi no banho, você economiza uma descarga. Pense nisso.

14- Fique atento a vazamentos

Atente para qualquer tipo de vazamento na rede de água da sua casa. Às vezes, elas não são visíveis. Uma maneira de descobrir se há vazamento é marcar os números do hidrômetro antes de dormir e não utilizar água durante a noite. Se os números mudaram na parte da manhã, deve haver vazamento.

15- Colete a água da chuva

Aproveite a água que vem da chuva. Ela não é boa para ser consumida, mas pode ser utilizada em lavagem na faxina ou para regar plantas. Uma indicação muito boa é construir uma cisterna.

16- Mantenha a água da piscina tratada

Ao manter a água da piscina bem tratada, você evita de ter que substitui-la. Para diminuir a evaporação, cubra a piscina enquanto não estiver utilizando.

17- Aproveite a água que sai do ar condicionado

Aquela aguinha que sai do aparelho de ar condicionado pode ser utilizada para algo, como regar umas plantinhas, que tal?

18- Opte por consumir frutas da época

Frutas que não são da temporada utilizam mais água para serem produzidas, além de outros fatores da cadeia produtiva. Por isso, prefira frutas ou verduras do verão!

Uma opinião sobre “Verão: confira 18 dicas para economizar água durante a temporada

  • 12 de março de 2019 em 00:56
    Permalink

    Muito bom seu site / Blog. Vou continuar seguindo os conteúdos essas dicas aqui. Obrigado por compartilhar, está me ajudando muito.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.